Aplicação do plano de desenvolvimento individual para uma aluna com deficiência visual

Autores

  • Priscila Giselli Silva Magalhães INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ
  • Ruth Daisy Capistrano de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Layana Mayumi Murakami Kawakami INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ
  • Rafaela Moreira de Souza e Silva INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995029

Palavras-chave:

Plano de Desenvolvimento Individual, aluno com deficiência, avaliação pedagógica

Resumo

A inclusão escolar de alunos com deficiência visual enfrenta desafios quanto à avaliação pedagógica de forma individualizada, e em relação ao plano eficiente de acompanhamento pedagógico. Uma proposta que tem se destacado no âmbito escolar é o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) que se constitui em uma forma de avaliação pedagógica para alunos com deficiência, que frequentam a Sala de Recurso Multifuncional. O presente artigo teve por objetivo analisar o PDI na avaliação pedagógica de uma aluna com deficiência visual, e se originou a partir de uma pesquisa com metodologia do tipo estudo de caso de abordagem qualitativa, nos espaços do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal do Pará-IFPA/Campus Belém. O procedimento ocorreu em três etapas: seleção da aluna, elaboração e aplicação do roteiro de avaliação. O PDI foi aplicado para identificação dos dados e informações sobre o contexto educacional da aluna. A análise de dados se deu por meio da organização e categorização dos relatos da aluna, com base na Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram dificuldades em relação à acessibilidade ao material didático e às adaptações curriculares, à infraestrutura no Campus e ausência de profissional especializado. Concluiu-se que a aplicação do PDI pode contribuir para a avaliação pedagógica de alunos com deficiência visual, além de permitir um suporte educacional para adaptação de procedimentos de avaliação e metodologias de ensino.

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Biografia do Autor

Priscila Giselli Silva Magalhães, INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ

É Psicóloga e Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Ruth Daisy Capistrano de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduada em Pedagogia pela União das Escolas Superiores do Pará (1988), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPa). Pós Doutorado em Ecoetologia do Desenvolvimento-LED-PPGTPC/NTPC (2016-Atual) na Universidade Federal do Pará.

Layana Mayumi Murakami Kawakami, INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/Inclusiva. Foi monitora no Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva do IFPa/Campus Belém.

Rafaela Moreira de Souza e Silva, INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ

Licenciada em Pedagogia do Instituto Federal do Pará. Já autou como bolsista do Programa de Iniciação a Docência- PIBID, Projeto de monitoria de ensino e Bolsista do projeto de pesquisa PIBICTI. Também é membro do Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva do IFPa/Campus Belém.

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Publicado

30-11-2021

Como Citar

MAGALHÃES, P. G. S.; SOUZA, R. D. C. de; KAWAKAMI, L. M. M. .; SILVA, R. M. de S. e. Aplicação do plano de desenvolvimento individual para uma aluna com deficiência visual. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e5029053, 2021. DOI: 10.14244/198271995029. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5029. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-04-17
##plugins.generic.dates.published## 2021-11-30