O PIBID como espaço-tempo para a construção do TPACK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994904

Palavras-chave:

Formação docente, Pibid, TPACK.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de doutoramento da primeira autora e tem como objetivo discutir em que medida a inter-relação entre os professores supervisores e os estudantes de licenciatura participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), através do subprojeto “Aprendendo com o ensino de Ciências: reflexão na atividade docente do Ensino Fundamental” contribui para a construção do Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK). O TPACK corresponde à capacidade de utilizar pedagogicamente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de acordo com as especificidades do conteúdo de ensino trabalhado e das necessidades de aprendizagem dos estudantes. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas dirigidas aos supervisores e bolsistas de iniciação à docência, e o corpus textual resultante da transcrição foi analisado à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados demonstram que o espaço-tempo oportunizado pelo Pibid com suas interações e reflexões foi de extrema importância para a construção do TPACK. Nesse sentido, ressaltamos ser salutar que os cursos de licenciatura valorizem os espaços-tempo que se organizam numa lógica semelhante à do Pibid, a exemplo da prática como componente curricular e do estágio, para promover a construção do TPACK, contribuindo dessa maneira para a formação inicial de professores relativa ao uso pedagógico das TIC.

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Biografia do Autor

Rosangela Vieira de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutora em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde (UFRS 2018), Mestre em Ensino das Ciências (UFRPE 2013), Especialista em Educação Ciência e Tecnologia (UNEB 2007), Licenciada em Pedagogia (UNEB 2002). Professora do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Senhor do Bonfim, BA e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF).

Luiz Cadeira Brant de Tolentino-Neto , Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Educação - modalidade Ensino de Ciências e Matemática - (FEUSP 2008), Mestre em Ensino de Ciências (FEUSP 2003), bacharel (1997) e licenciado (1998) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. É professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (MEN- CE/UFSM), lidera o Grupo de Pesquisa IDEIA - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/533798 e www.ufsm.br/ideia.

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Publicado

29-12-2022

Como Citar

SOUZA, R. V. de .; TOLENTINO-NETO , L. C. B. de . O PIBID como espaço-tempo para a construção do TPACK . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4904028, 2022. DOI: 10.14244/198271994904. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4904. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

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