Gênero e educação da prisão: a pedagogia cultural do Sistema Penitenciário Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994679

Palavras-chave:

Pedagogia Cultural, Currículo Cultural, Diferença de Gênero.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a educação da prisão no Sistema Penitenciário Federal. Considerando que esse tipo de educação envolve diferentes aspectos, para além da escolarização, o recorte temático se dará a partir do gênero enquanto um marcador social da diferença. Metodologicamente, utiliza-se de uma personagem travesti fictícia que passa a cumprir pena em uma Penitenciária Federal. O referido sistema federal é entendido como um artefato cultural, portanto, uma instituição arquitetônica-legislativa, com um certo currículo e pedagogia cultural. Em uma perspectiva dos estudos pós-críticos em Educação, além da criatividade metodológica, utilizamos como referencial estudos de gênero e sexualidade, assim como legislação nacional e internacional. As experiências analisadas têm relação com o resultado da interação da travesti com os funcionários da penitenciária. Conclui-se que, entre constrangimentos e estranhamentos, a educação da prisão ocorre por meio das experiências protéticas e performáticas, seja da travesti ou da polícia penitenciária. Além disso, constata-se que o currículo e a pedagogia cultural possibilitaram analisar a educação da prisão, especialmente a partir do seu efeito curricular e pedagógico no que se refere a processos de reconhecimento em contextos específicos de relações de poder, cruzados por normas e convenções de inteligibilidade, isto é, de aprendizados, que estão para além da prisão.

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Biografia do Autor

Clayton da Silva Barcelos , Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Socias (Mestrado) e do curso de Direito, da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Pós-doutorando em Novas Tecnologias e Direito pela Università Mediterranea di Reggio Calabria - Itália.

Doutor e Mestre em Educação - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Especialista e Bacharel em Direito - UFMS.

Tiago Duque , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Docente do Mestrado em Educação (Campus do Pantanal - Corumbá) e do Mestrado em Antropologia Social da Faculdade de Ciências Humanas (FACH) da UFMS.

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Coordenador do Impróprias - Grupo de pesquisa em gênero, sexualidade e diferenças (CNPq/UFMS).

Ariovaldo Toledo Penteado Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Membro do grupo de pesquisa "Antropologia, Direitos Humanos e Povos Tradicionais" da UFMS.

Membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

Agente Federal de Execução Penal do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

DA SILVA BARCELOS , C. .; DUQUE , T. .; TOLEDO PENTEADO JÚNIOR, A. . Gênero e educação da prisão: a pedagogia cultural do Sistema Penitenciário Federal. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, 2021. DOI: 10.14244/198271994679. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4679. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
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##plugins.generic.dates.published## 2021-03-24