Indicadores de metodologias ativas com suporte das tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994600

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Prática docente, Tecnologias digitais.

Resumo

Este artigo objetiva propor indicadores que caracterizem metodologias ativas com suporte das tecnologias digitais. De natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, a pesquisa foi realizada numa instituição federal, nos semestres 2016.2 e 2017.1. Os participantes foram quatro professores pertencentes ao quadro efetivo. Como instrumentos, recorreu-se a um questionário de sondagem, à observação e à entrevista. Para a análise de dados, iniciou-se com as questões de menor amplitude, bem como se definiram códigos iniciais ou subsequentes. Fases como ordenação, classificação e análise propriamente dita do material também subsidiaram a análise. Posteriormente, foram triangulados os dados, sendo estes ancorados pelo paradigma interpretativo. Com base na literatura e na pesquisa empírica, foram propostos seis indicadores - Valorização da Autonomia, Valorização das Produções Intelectuais, Engajamento Ativo no Processo de Aprendizagem, Estímulo à Participação do Discente, Pesquisa como Princípio Educativo e Equilíbrio entre Atividades Individuais e Coletivas. Os resultados revelaram presença marcante dos indicadores nas práticas dos professores investigados. Se o docente desenvolve práticas fundamentadas nesses indicadores, maiores serão as possibilidades de tornar o discente corresponsável por sua aprendizagem. Destaca-se, ainda, que o protagonismo do professor não descaracteriza o protagonismo do aluno e que aquele tem influência considerável e direta para que este se faça ativo.

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Biografia do Autor

Paula Patrícia Barbosa Ventura

Licenciada em Pedagogia, Especialista em Informática Educativa, Mestra e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/ UFC). Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), lotada no Campus Canindé, na subárea "Currículo e Estudos Aplicados ao Ensino e Aprendizagem". Coordenou a 1a oferta do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Matemática (08/2018 - 01/2020).

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

PATRÍCIA BARBOSA VENTURA, P. .; AIRES DE CASTRO FILHO, J. . Indicadores de metodologias ativas com suporte das tecnologias digitais . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4600068, 2021. DOI: 10.14244/198271994600. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4600. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

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