Impactos do Governo Bolsonaro em tempos de Coronavírus no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994355

Palavras-chave:

Ideologias ultraliberais, COVID-19, Saúde, Educação.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade analisar as narrativas, em momento de pandemia da COVID-19 no cenário brasileiro, que afetam diretamente a saúde, a educação e a população de modo geral. O problema que motivou o desenvolvimento do texto se assenta no seguinte questionamento: Como as ações do governo bolsonarista em tempos de pandemia atentam diretamente para a vida humana e produz readequação da educação brasileira na lógica mercadológica? Para a realização da pesquisa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, da análise; e no campo empírico, utilizou-se das reportagens da grande mídia, devido à perspectiva de captar, em tempo real, o caráter discursivo do sujeito falante, e demonstrar que essas reportagens podem ser usadas para a construção do conhecimento, deste que sejam filtradas e analisadas na perspectiva crítica. Para as análises, utilizou-se dos fundamentos teóricos do materialismo histórico-dialético de Marx e Engels. Conclui-se que o agravamento do fundamentalismo político e religioso brasileiro pela ala conservadora, juntamente com o atual presidente, minimizam as mortes e promovem o ataque à ciência e à tecnologia. Portanto, torna-se urgente garantir o esforço de mobilização pela defesa da saúde pública, o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e a educação pública, gratuita e universal, juntamente com trabalhadores da saúde, alunos como sujeitos e professores e todos os trabalhadores da educação.

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Biografia do Autor

Solange Pereira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduaçao em Educação da Universidade Federal do Pará. Professora Assistente da Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário da UFPA - Ilha do Marajó/Breves.

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Publicado

29-10-2020

Como Citar

SILVA, S. P. da. Impactos do Governo Bolsonaro em tempos de Coronavírus no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4355145, 2020. DOI: 10.14244/198271994355. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4355. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil
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