Impactos do Governo Bolsonaro em tempos de Coronavírus no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994355

Palavras-chave:

Ideologias ultraliberais, COVID-19, Saúde, Educação.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade analisar as narrativas, em momento de pandemia da COVID-19 no cenário brasileiro, que afetam diretamente a saúde, a educação e a população de modo geral. O problema que motivou o desenvolvimento do texto se assenta no seguinte questionamento: Como as ações do governo bolsonarista em tempos de pandemia atentam diretamente para a vida humana e produz readequação da educação brasileira na lógica mercadológica? Para a realização da pesquisa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, da análise; e no campo empírico, utilizou-se das reportagens da grande mídia, devido à perspectiva de captar, em tempo real, o caráter discursivo do sujeito falante, e demonstrar que essas reportagens podem ser usadas para a construção do conhecimento, deste que sejam filtradas e analisadas na perspectiva crítica. Para as análises, utilizou-se dos fundamentos teóricos do materialismo histórico-dialético de Marx e Engels. Conclui-se que o agravamento do fundamentalismo político e religioso brasileiro pela ala conservadora, juntamente com o atual presidente, minimizam as mortes e promovem o ataque à ciência e à tecnologia. Portanto, torna-se urgente garantir o esforço de mobilização pela defesa da saúde pública, o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e a educação pública, gratuita e universal, juntamente com trabalhadores da saúde, alunos como sujeitos e professores e todos os trabalhadores da educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Solange Pereira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduaçao em Educação da Universidade Federal do Pará. Professora Assistente da Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário da UFPA - Ilha do Marajó/Breves.

Referências

ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior). Orçamento da Educação sofre corte de R$ 5,83 bilhões 2019, 2 abr. 2019. Disponível em: https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/orcamento-da-educacao. Acesso em: 20 abr. 2020.

ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). MEC lança plataforma de monitoramento de ações do coronavírus nas instituições federais de ensino, 2020. Disponível em: http://www.andifes.org.br/mec. Acesso em: 20 abr. 2020.

ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Manifesto ANPEd | Educação a Distância na Educação Infantil, não!, 2020. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/posicionamento-sobre-o-parecer-do-cne-que-trata-da-reorganizacao-dos-calendarios-escolares Acesso em: 23 abr. 2020.

BADIOU, Alain. Sobre a situação epidêmica. In: DAVIS, Mike et al. Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020. p. 35-47. Disponível em: https://www.ims.uerj.br/2020/03/30/coronavirus-e-a-luta-de-classes-livro-para-download/ Acesso em: 23 abr. 2020

BIHR, Lain. França: pela socialização do aparato de saúde na França. In. DAVIS, Mike et al. Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020. p. 25-30. Disponível em: https://www.ims.uerj.br/2020/03/30/coronavirus-e-a-luta-de-classes-livro-para-download/ Acesso em: 23 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria do Tesouro Nacional. Aspectos Fiscais da Saúde no Brasil, 2018. Disponível em: https://www.tesouro.fazenda.gov.br. Acesso em: 20 abr. 2020.

BRASIL. Senado Federal. Emenda Constitucional de n.º 55, de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 15 dez. 2016. https://www.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/127337. Acesso em: 20 abr. 2020.

BRASIL. Medida Provisória n.º 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020a. Diário Oficial da União, Brasília, 1º abr. 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-. Acesso em: 23 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 5, de 30 de abril de 2020. Aprova diretrizes para escolas durante a pandemia. Diário Oficial da União, Brasília, edição 83, seção 1, p. 63, 4 maio 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ . Acesso em: 24 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação no mundo 4.0 é tema de debate virtual no MEC, 8 abril de 2020c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=88151 Acesso em: 29 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma de monitoramento das instituições de ensino, 2020d. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/coronavirus/. Acesso em: 23 abr. 2020.

BRASIL. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, n. 53, Seção 1, p. 39, 18 mar. 2020e. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 23 abr. 2020.

BRASIL. Secretária do Tesouro Nacional. Aspectos Fiscais da Saúde no Brasil. Disponível em: http://www.tesouro.fazenda.gov.br. Acesso em: 23 abr. 2020.

BBC NEWS. Após ano turbulento, por que 2020 será decisivo para a educação no Brasil, 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50861806 Acesso em: 29 abr. 2020.

CAMPANHA Nacional pelo Direito à Educação. Guia COVID-19: Educação e Proteção de crianças de adolescentes, 2020. Vol. 1. Disponível em: https://campanha.org.br/. Acesso em: 29 abr. 2020.

CORONAVÍRUS: o mapa que mostra o alcance mundial da doença. BBC News Brasil, 20 abr. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51718755. Acesso em: 20 abr. 2020.

EVANGELISTA, Olinda. Algumas indicações para o trabalho com documentos. In: SHIROMA, Eneida Oto. Dossiê: uma metodologia para análise conceitual de documentos sobre política educacional. Florianópolis, março de 2004. Disponível em: https://pt.scribd.com/document Acesso em: 08 mar. 2020.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Empresários mais ricos do Brasil: a ignorância, o cinismo e a ganância que matam Edição Especial: Revista Espaço e Economia. Dossiê Coronavírus - Parte I Ano IX, n. 17, 2020. Disponível em: https://journals.openedition.org/espacoeconomia/index.html. Acesso em: 28 mar. 2020

FUNDAÇÃO LEMANN. Ações para fortalecer a aprendizagem no contexto do COVID-19, 2020a. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/public/noticias/. Acesso em: 24 abr. 2020.

FUNDAÇÃO LEMANN. Comunicado sobre o COVID-19, 2020b. Disponível em https://fundacaolemann.org.br/public/noticias. Acesso em: 20 abr. 2020.

HARVEY, David. O enigma do Capital: as crises do capitalismo. Tradução de João Alexandre Peschanski. São Paulo: Boitempo. 2011. 224p

HARVEY, David. Política anticapitalista em tempos de COVID-19. In: DAVIS, Mike et al. Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020. p. 13-23. Disponível em: https://www.ims.uerj.br/2020/03/30/coronavirus-e-a-luta-de-classes-livro-para-download/ Acesso em: 23 abr. 2020.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 496p

INESC (Instituto de Estudos Socioeconômicos). O Brasil com baixa imunidade – Balanço do Orçamento Geral da União 2019, Brasília, 2020. Disponível em: https://www.inesc.org.br. Acesso em: 20 abr. 2020.

MARX. Karl. Manuscrito econômico filosófico. 3. reimpr. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2008. 175p

MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. 3. ed. Tradução de Edmilson Costa. São Paulo: Edipro, 2015. 112p

MURAKAWA, Fabio. Vai morrer muito mais gente por uma economia que não anda do que por coronavírus, diz Bolsonaro. Valor Econômico, Brasília, 17 mar. 2020. Disponível em: https://www.valor.globo.com. Acesso em: 24 abr. 2020.

NERI, Marcelo. Sumário-Executivo. Qual foi o impacto da crise sobre a pobreza e distribuição de renda, 2008. Disponível em: https://www.bibliotecadigital.fgv.br. Acesso em: 24 abr. 2020.

PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Miséria privada 3,8% dos brasileiros de condições básicas de vida, 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pnud Acesso em: 04 maio 2020.

REIMERS, Fernando M.; SCHLEICHER, Andreas. Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020 – OCDE-Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Económico, 1 de março de 2020. Tradução de Raquel de Oliveira. Rev. Claudia Constin, Teresa Pontual. Disponível em: https://ceipe.fgv.br/publicacoes. Acesso em: 20 abr. 2020.

SANTOS, Isabela Soares; VIEIRA, Fabiola Sulpino. Direito à saúde e austeridade fiscal: o caso brasileiro em perspectiva internacional. Ciênc. Saúde Coletiva [on-line], v. 23, n. 7, p. 2303-2314, 2018. ISSN 1413-8123. doi.org/10.1590/1413-81232018237.09192018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php. Acesso em: 20 abr. 2020.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 304p.

Publicado

29-10-2020

Como Citar

SILVA, S. P. da. Impactos do Governo Bolsonaro em tempos de Coronavírus no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4355145, 2020. DOI: 10.14244/198271994355. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4355. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil
##plugins.generic.dates.received## 2020-05-08
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-05-13
##plugins.generic.dates.published## 2020-10-29