Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação em um curso superior tecnológico em uma instituição pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994122

Palavras-chave:

Didática, Metodologias de ensino, Abordagem de projetos.

Resumo

No ensino superior tecnológico, a educação profissional tem sido objeto de discussão, focalizando prioritariamente a organização do currículo e, com menor destaque, as metodologias de aprendizagem voltadas às competências profissionais. As metodologias ativas de aprendizagem contam, atualmente, com um papel preponderante na nova gestão do ensino superior tecnológico do Centro Paula Souza. Dessa forma, este artigo objetiva descrever e aplicar um modelo de aprendizagem baseado em projetos para o componente curricular de Planejamento e Estratégia em Recursos Humanos, com duas turmas do 6º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Para isso, foi desenvolvido um protocolo de aplicação formatado em um manual para que servisse como guia para o professor e para o aluno. Como objetivos específicos, pretende-se apresentar a metodologia de projetos e propor um programa de aprendizagem por projeto que pode se tornar referência em outros componentes curriculares do Centro Paula Souza. Tem-se como metodologia utilizada a qualitativa descritiva e, como resultado, espera-se apresentar um programa para o desenvolvimento da abordagem de projetos que contemple um plano de aula, a estrutura do projeto a ser desenvolvido pelo discente, e um modelo de rubricas para a avaliação do projeto. Além disso, é possível observar a opinião e o desempenho dos alunos com a aplicação da metodologia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Esmeralda Aparecida de Oliveira, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes (FATEC)

Doutoranda em Educação, Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, MBA Executivo em Gestão de Projetos, Pós-Graduada em Administração de Recursos Humanos, Pós-Graduada em Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental, Bacharel em Administração, Técnica em Mecânica, Lead Auditor IS0 9000 pelo IRCA da Inglaterra. Possui 15 anos de experiência em Sistemas de Gestão da Qualidade e de Gestão de Pessoas em diversos segmentos da indústria, tendo vivenciado mais de 1000 horas em auditorias. Atou como professora de Ensino Superior na Universidade Nove de Julho de 2007 a 2019. Atualmente como Coordenadora de Projetos da Área de Análise e Formulação de Currículos e Cursos na Unidade de Ensino Superior do Centro Paula Souza. Coordenadora do Programa de Metodologias Ativas na Unidade de Ensino Superior do Centro Paula Souza. Professora de Ensino Superior nas Fatec São Paulo e Fatec Mogi das Cruzes. Professional e Personal Coaching.

Ariadne Runte-Geidel , Universidade de Jaén (UJA)

Professora PhD do Departamento de Pedagogia, da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade de Jaén, Espanha. Coordenadora da Área de Teoria e História da Educação.

Referências

BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago. 2013.

CENTRO PAULA SOUZA. Projeto Pedagógico de Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Unidade de Ensino Superior - Cesu. SIGA. São Paulo: CPS, 2018.

CENTRO PAULA SOUZA. Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - SIGA. Fatec Mogi das Cruzes. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Planejamento e Estratégia em Recursos Humanos. Lançamento Médias e Faltas. São Paulo: CPS, 2018.

DICKINSON, Katherine P.; SOUKAMNEUTH, Sengsouvanh.; YU, Hanh Cao; KIMBALL, Mary; D'AMICO, Ronald; PERRY, Rebecca; KINGSLEY, Christopher; CURAN, Susan P. Providing educational services in the Summer Youth Employment and Training Program [Technical assistance guide]. Washington, DC: U.S. Department of Labor, Office of Policy & Research. (ERIC Document Reproduction Service), 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GARCIA, Aurora Estrada. El aprendizaje por proyectos y el trabajo colaborativo, como herramientas de aprendizaje, en la construcción del proceso educativo, de la Unidad de aprendizaje TICs. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, v. 3, n. 5, jul./dec. 2012.

KNOLL, Michael. Project Method. In: PHILIPS, C. Denis. Encyclopedia of Educational Theory and Philosophy. Thousand Oaks, CA: Sage, p. 665-669, 2014.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MACHADO, Nilson José. Educação: projetos e valores. 5ª ed. São Paulo: Escrituras, 2004.

MOURA, Dácio Guimarães. A dimensão lúdica no ensino de ciências. 1993. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

MOURA, Dácio Guimarães; BARBOSA, Eduardo Fernandes. Trabalhando com Projetos: Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2017.

OLIVEIRA, Cacilda Lages. Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Básica. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

OLIVEIRA, Leandra Martins; VENTURA, Paulo César Santos. A prática da aprendizagem por projetos em três óticas distintas. Educ. Tecnol., Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 22-28, jul./dez. 2005.

OLIVOS, Tiburcio Moreno. La evaluación de competências em educación. Sinéctica, n. 39, p. 1-21, 2012.

RAMOS, Ivone Marchi Lainetti et al. Formação Pedagógica para docentes da educação profissional. São Paulo: Centro Paula Souza, 2007.

SACRISTÁN, José Gimeno et al. Educar por competências: o que há de novo? Tradução de Carlos Henrique Lucs Lima. Porto Alegre: Artemed, 2011.

SANDOVAL, Eduardo Rodrigues; SOLANO, Édgar Maurício Vargas; CÓRTES, Janete Luna. Evaluación de la estrategia “aprendizaje basado en proyectos”. Educ., Universidad de La Sabana, Facultad de Educación, v. 13, n. 1, p. 13-23, abr. 2010.

SCHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ULRICH, Catalina. Jonh Dewey and the project-basead learning: landmarks for nowadays Romanain educacion. Journal of Educacional Sciences & Psychology, v. VI (LXVIII), n. 1B/2016. p. 54-60, 2016.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani F. F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

OLIVEIRA, E. A. de; RUNTE-GEIDEL , A. . Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação em um curso superior tecnológico em uma instituição pública. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e4122103, 2023. DOI: 10.14244/198271994122. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4122. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-04-06
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-03-24
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-19