Metodologias ativas aplicadas a Administração e áreas afins: revisão das publicações nacionais e internacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993945

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino Superior, Administração.

Resumo

Diferentes estratégias de ensinar estão sendo investigadas como forma de promover o desenvolvimento do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Essas práticas estão se destacando na literatura como metodologias ativas de aprendizagem. Este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre o uso de metodologias ativas aplicadas ao ensino superior, em específico, cursos de Administração e áreas afins. Seu objetivo é compreender o que vem sendo estudado sobre o tema, e identificar na literatura a aplicação de metodologias ativas nos cursos de Administração e áreas afins e suas contribuições. A partir da revisão do escopo da literatura, foi possível um levantamento da produção científica publicada sobre o tema, nas bases de dados como, Spell, Scopus e Web of Science. Foi identificada uma amostra final de artigos científicos que tratam da temática, os quais foram categorizados e analisados, conforme metodologia empregada. Os resultados demonstram que o uso das metodologias ativas no ensino superior, nos cursos da área da Administração, ainda não é uma prática recorrente e contínua, sendo raros os estudos que apresentam a aplicação de metodologias ativas, e ainda outros que discutam e avaliam a aplicação das metodologias utilizadas. Desta forma, é possível delinear um campo de pesquisa com potencial para buscar práticas metodológicas diferenciadas aplicadas pelas instituições de ensino superior (IES), e avaliar e analisar as experiências já tidas na área, como forma de promover a aplicação das metodologias ativas no ensino superior.

 

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Biografia do Autor

Lidiane Cássia Comin, Faculdade e Escola (FAT)

Doutora em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC. Mestre em Administração pela Faculdade Meridional IMED. Especialista em Comércio Exterior Ênfase em Negócios Internacionais pela Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim URI (2006). MBA em Gestão de Pessoas pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai Getúlio Vargas IDEAU (2014). Especialista em Formação Pedagógica para atuar na Docência FAT (2019). Possui Graduação em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim URI (2003). Formada em Professional & Self Coaching com Certificação Internacional. Cursou ensino profissionalizante de Magistério pela Escola de 1º e 2º Graus Santa Clara Getúlio Vargas (1997) e atuou na área como monitora e bolsista da escola, também atuou como monitora pelo Projeto MEC/FAPLAM (1998). Tem experiência em administração de empresas onde atua desde 1999. Atuou como coordenadora e docente na FAT - Faculdade de Tapejara, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial. Atuou na direção de escola infantil e de ensino fundamental. Atualmente, atua como professora de cursos de Graduação e Pós Graduação Lato Sensu, e em serviços de consultoria e assessoria na área de gestão e educação.

Juliane Laviniki, Faculdade e Escola (FAT)

Doutoranda em Administração pela UFSC (2023). Mestre em Administração pela Faculdade Meridional (2019), com bolsa pela CAPES. Pós-Graduação em Administração Financeira (2020) pela CESUMAR. Pós-Graduada em Formação Pedagógica para atuar na Docência (2019) pela FAT - Faculdade de Tapejara. MBA Executivo em Administração (2015) pela FAE - Faculdade Anglicana de Erechim. Possui graduação em Administração também pela FAE (2012). Atuou como docente na FAT, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Estética e Técnico em Segurança do Trabalho. Atualmente é administradora na CASAN (2022).

Rogério Ciotti, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)/Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS)

Doutorando em Administração - UNOESC (2021). Especialização em Formação Docente em Educação à Distância (2019). Especialização em Formação Pedagógica para a Docência na Faculdade Anglicana de Erechim-FAE (2018). Mestre em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2016). Especialista em Gestão de TI na Faculdade Anglicana de Erechim-FAE (2015). Especialista em Engenharia de Software na Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB (2014). Graduado em Sistemas de Informações pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2009). Atualmente Docente e Supervisor de desenvolvimento e infraestrutura na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Consultor em Tecnologia da Informação (RM TOTVs Educacional). Docente no SENAC-RS. Interesse de pesquisa nas áreas de absorção e gestão do conhecimento, estratégia e tecnologias da informação.

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Publicado

31.07.2023

Como Citar

COMIN, Lidiane Cássia; LAVINIKI, Juliane; CIOTTI, Rogério. Metodologias ativas aplicadas a Administração e áreas afins: revisão das publicações nacionais e internacionais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e3945040, 2023. DOI: 10.14244/198271993945. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3945. Acesso em: 3 dez. 2024.

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Demanda Contínua - Artigos
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