Interações, teorias e a massificação: estudo de caso da implantação de sala master em EaD

Autores

  • Antonio Siemsens Munhoz
  • Dinamara Pereira Machado

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993841

Palavras-chave:

Educação a distância, Práticas pedagógicas, Teorias, Massificação.

Resumo

A presente pesquisa apresenta os resultados sobre a implantação e desenvolvimento da sala máster virtual que tem por sustentação os seguintes pilares: (i) educação a distância (EaD) e os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA); (ii) grande número de alunos e de diversos cursos, caracterizando o contexto como uma sala máster, com as complexidades que essa situação comete para interação e acompanhamento aos alunos; (iii) as práticas pedagógicas oriundas da andragogia e heutagogia. A metodologia utilizada para esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, com objetivo de justapor a transferibilidade do que foi encontrado para outras salas da mesma natureza em cursos EaD. Foi estruturado um plano de pesquisa envolvendo os professores, os dados coletados das interações e a identificação das práticas pedagógicas. O cenário da pesquisa foi uma instituição privada, de grande número de alunos, que atua na EaD. O acompanhamento dos alunos e professores na sala máster ocorreu num período de quatorze semanas, tempo este de duração de determinada disciplina. As conclusões da pesquisa direcionam que as interações entre os atores educacionais acontecem somente com intervenção dos professores, que os alunos preferem estudar pelo material escrito, apesar de constar outros materiais, e que a carga horária de professores para quebrar esta cultural educacional da passividade precisa ser dialogada dentro da instituição de ensino, além da formação de professores para atuar no contexto de sala máster em curso EaD, e a implicações operacionais do AVA.

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Publicado

15-01-2020

Como Citar

MUNHOZ, A. S.; MACHADO, D. P. Interações, teorias e a massificação: estudo de caso da implantação de sala master em EaD . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3841012, 2020. DOI: 10.14244/198271993841. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3841. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Mídias Digitais
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