Projeto Vale Sonhar como instrumento de educação sexual nas escolas públicas de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993801

Palavras-chave:

Material didático, Educação sexual, Gravidez na adolescência, Projeto de vida.

Resumo

O Projeto Vale Sonhar foi inserido no Currículo do Estado de São Paulo em 2008 e teve suas atividades incluídas no material didático de Biologia de primeiro ano do ensino médio. Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição deste material para a prática de Educação Sexual Emancipatória na Educação Básica, a partir da realização das oficinas do kit educativo, com uma turma de 1º ano do Ensino Médio, durante as aulas de Biologia. Em seguida, pretende-se apontar limites e propor alterações como forma de superar as dificuldades encontradas e ampliar o potencial formativo desta ação didática. O Projeto Vale Sonhar constituía um importante espaço curricular destinado à temática, no entanto, apresenta limitações como o longo tempo necessário para sua execução, que impacta na diminuição do aspecto lúdico e inviabilidade em um contexto de currículos extensos e poucas aulas semanais de Biologia. Percebemos a importância da inserção das dimensões psicológicas e socioculturais nas oficinas, questionamos a ausência de menção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e apontamos para alguns problemas nas atividades propostas. Neste sentido, sugerimos algumas alterações nas oficinas, buscando trabalhar, além da prevenção da gravidez, temas que não eram abordados neste material, como elaboração do projeto de vida, a prevenção de IST, diversidade e violência sexual. Esperamos, assim, oferecer recursos para que os docentes de Biologia incluam em suas aulas o Projeto Vale Sonhar, trabalhando a Educação Sexual com seus alunos de forma integral, contemplando também aspectos psicológicos e socioculturais e a reflexão sobre o projeto de vida.

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Biografia do Autor

Patrícia Vieira Antoniassi, Escola Estadual Amaral Wagner Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC e graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo. Professora de Biologia da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda, Universidade Federal do ABC

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas, com Mestrado e Doutorado em Ciências, pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professora Associada no Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, na área de Ensino de Biologia.

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Publicado

26-06-2020

Como Citar

ANTONIASSI, P. V.; MIRANDA, M. A. G. de C. Projeto Vale Sonhar como instrumento de educação sexual nas escolas públicas de São Paulo. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3801101, 2020. DOI: 10.14244/198271993801. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3801. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
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