Formação stricto sensu de servidores técnico-administrativos em educação: percepção de gestores e servidores qualificados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993787

Palavras-chave:

Qualificação, Pós-Graduação, Servidores técnico-administrativos.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar os desdobramentos para a vida profissional e pessoal dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE’s) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), decorrentes de processos de qualificação em programas de pós-graduação stricto sensu. A análise se deu a partir das percepções de gestores e de servidores qualificados. O aporte teórico abordou teorias de gestão de conhecimentos, gestão por competências e motivação de pessoas, conceitos de eficiência, eficácia e qualidade.  Utilizou-se da abordagem qualitativa e descritiva, desenvolvida por meio do Estudo de Caso, apoiado em pesquisas bibliográfica e documental. Aplicaram-se questionários aos participantes do estudo, os quais foram analisados por meio da metodologia de análise de conteúdo. Esta análise possibilitou conhecer o perfil dos servidores qualificados, identificar as principais dificuldades encontradas no processo de qualificação, que estão relacionadas à falta de tempo ou à dificuldade de conciliar trabalho com estudo, especialmente quando não é possível conseguir o afastamento. Como desdobramento para a vida dos servidores, identificou-se diversos fatores, como desenvolvimento pessoal; melhoria nas relações pessoais, nas habilidades e nas atitudes; aumento da autoestima e da autorrealização; e, o fato de o título acadêmico trazer consigo uma importância, não apenas financeira, mas também de status e de realização pessoal e profissional. Por fim, na visão da maioria dos servidores, a formação apresenta-se com muita ou total influência em suas vidas.

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Biografia do Autor

Vinícius Ferreira Faria, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) / Universidade Federal dos vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (2009), mestrando em educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Administrador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Bolsista do Programa de Bolsas de Qualificação de Servidores (PBQS) do IFNMG.

Geruza de Fátima Tomé Sabino, Universidade Federal dos vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutora em sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - Unesp (2008), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - Unesp (2003) e graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Marília - FEESR (1998). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Computação, no curso de Sistemas de Informação e também docente do Programa de Pós-graduação (mestrado profissional) em Educação - PPGEd da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

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Publicado

17.05.2023

Como Citar

FARIA, Vinícius Ferreira; SABINO, Geruza de Fátima Tomé. Formação stricto sensu de servidores técnico-administrativos em educação: percepção de gestores e servidores qualificados. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e3787033, 2023. DOI: 10.14244/198271993787. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3787. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

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