A Educação Ambiental mediada pelas tecnologias da informação e comunicação no Instituto Federal do Amazonas – Campus Humaitá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993768

Palavras-chave:

Educação ambiental, Tecnologia da informação e da comunicação, Práticas pedagógicas.

Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação – (TICs) podem ser utilizadas no processo da aprendizagem da Educação Ambiental, com estudantes do 2º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia do Amazonas – IFAM Campus Humaitá. O referencial teórico utilizado foi baseado em autores da Educação Ambiental bem como nas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Ambiental. Investigou-se, por meio da pesquisa bibliográfica, a utilização das TICs e suas contribuições pedagógicas. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa na forma de pesquisa-ação por meio de palestras e oficinas com estudantes, e a aplicação de um questionário para diagnosticar quais conhecimentos eles detinham sobre essas tecnologias. Abordou-se a relevância do cuidado com o meio ambiente visando à sensibilização ambiental, assim como o descarte de resíduos sólidos, tanto na escola quanto fora dela. Os resultados apontam que os educandos possuem conhecimentos sobre as TICs e as utilizam de forma consciente em respeito ao meio ambiente. Desse modo, por meio da utilização das tecnologias, os estudantes desenvolvem uma reflexão sobre a importância da Educação Ambiental para a conservação do meio ambiente, assim como o uso dos recursos tecnológicos para uma melhor qualidade de vida.

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Biografia do Autor

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Filosofia

Licenciado em Filosofia, Mestre em Filosofia, Doutor em Educação, Professor Associado IV, lotado no Departamento de Filosofia, Atua no Mestrado Acadêmico em Educação, Mestrado Profissional em Educação Escolar na Universidade Federal de Rondônia, Pesquisador em Educação Ambiental

Ana Paula Batista Lopes, Instituto Federal do Amazonas, campus Humaitá

Bacharel em Tecnologia em Processamento de Dados, Associação Rondoniense de Ensino Superior. Mestre em Educação Escolar- UNIR, Professora do Ensino Médio, Instituto Federal do Amazonascampus Humaitá

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Publicado

15-01-2020

Como Citar

BARBA, C. H. de; LOPES, A. P. B. A Educação Ambiental mediada pelas tecnologias da informação e comunicação no Instituto Federal do Amazonas – Campus Humaitá. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3768014, 2020. DOI: 10.14244/198271993768. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3768. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Mídias Digitais
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##plugins.generic.dates.published## 2020-01-15