Entre memória e experiência: algumas reflexões teórico-metodológicas sobre narrativas em fontes autobiográficas

Autores

  • Éder da Silva Silveira Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc http://orcid.org/0000-0002-1242-2126
  • Ana Paula Kahmann Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Amanda Assis de Oliveira Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993245

Palavras-chave:

Educação clandestina, Experiência, Memória coletiva, Narrativas.

Resumo

O presente artigo contempla algumas reflexões produzidas a partir do acúmulo produzido em nosso grupo de pesquisa em torno de um projeto de investigação que buscou compreender algumas práticas de educação desenvolvidas por comunistas brasileiros, em períodos nos quais viveram práticas educativas na ou para a clandestinidade, particularmente entre as décadas de 1950 e 1970. A partir da intersecção entre história da educação e cultura política, apresentamos reflexões de cunho teórico-metodológico sobre as narrativas autobiográficas que constituíram as fontes da investigação em curso. A metodologia é de natureza qualitativa e se pauta na apresentação de algumas notas que possam servir de mote para a reflexão sobre o uso de narrativas e suas interfaces com a experiência e a memória coletiva. As reflexões realizadas defendem que a análise das narrativas presentes nas fontes autobiográficas deve considerar algumas intersecções teórico-metodológicas da perspectiva da pesquisa (auto)biográfica, bem como sobre memória e experiência.

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Biografia do Autor

Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

Docente do Departamento de História e Geografia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, onde integra a linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação. É líder do Grupo de Pesquisa História, Memórias e Narrativas em Educação; Doutor em História pela Unisinos, com estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris/França (bolsa PDSE/CAPES), é mestre e pós-doutor em Educação pela PUC-RS. 

Ana Paula Kahmann, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialista em Ensino de Filosofia e Sociologia pela UNISC. Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela UNISC. Bolsista PROSUP/CAPES. Intergante do Grupo de Pesquisa História, Memórias e Narrativas em Educação - CNPq.

Amanda Assis de Oliveira, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestranda em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Licenciada em História pela UNISC. Bolsista PROSUP/CAPES. Intergante do Grupo de Pesquisa História, Memórias e Narrativas em Educação - CNPq.

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Publicado

03-03-2020

Como Citar

SILVEIRA, Éder da S.; KAHMANN, A. P.; OLIVEIRA, A. A. de. Entre memória e experiência: algumas reflexões teórico-metodológicas sobre narrativas em fontes autobiográficas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3245057, 2020. DOI: 10.14244/198271993245. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3245. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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