Impresso jornalístico estudantil nas produções científicas em educação (2002-2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993203

Palavras-chave:

Impresso estudantil, Escrita de estudantes, Impresso como fonte.

Resumo

Objetiva-se neste estudo identificar as produções científicas sobre impressos jornalísticos estudantis no Brasil, com ênfase em estudos que os priorizem como fonte principal e/ou objeto de estudo e que sejam necessariamente escritos pelos e para estudantes. Neste sentido, fez-se um mapeamento das produções indexadas na BDTD e no Portal CAPES entre os anos de 2002 a 2017, o corpus de análise foi composto por seis dissertações e onze artigos. Utiliza-se o software de gerenciamento bibliográfico Mendeley Reference Manager, para gestão das referências bibliográficas e organização das produções, já a análise dos dados foi procedida por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados sinalizam que, as produções científicas sobre os impressos no Brasil evidenciam um universo amplo e distinto de obras e desdobramentos teórico-metodológicos, que possibilitam diferentes olhares e caminhos teóricos em estudos que privilegiam impressos como fontes e/ou objeto no campo da História da Educação. Posto isto, os domínios da historiografia da educação sobre impressos estudantis caminham em progressão, principalmente, com o movimento destes estudos na produção de artigos, monografias, dissertações e/ou livros, entretanto, como um todo, o documento ainda é pouco explorado no Brasil, e são parcos os estudos sobre impressos produzidos por e para estudantes.

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Biografia do Autor

Cintia Medeiros Robles Aguiar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Mestranda

Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade Batista de Minas Gerais (2019). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Atualmente é Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação (GEPASE/CNPq) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Jacira Helena do Valle Pereira Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Professora permanente

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professora Titular- da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atua no quadro permanente dos Programa de Pós-graduação em Educação - (cursos de Mestrado e Doutorado) e em Antropologia Social (curso de Mestrado). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia e Antropologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, biografia e memorialistas; fronteira e diversidade cultural, famílias, escolas e estado laico.

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Publicado

03-03-2020

Como Citar

AGUIAR, C. M. R.; ASSIS, J. H. do V. P. Impresso jornalístico estudantil nas produções científicas em educação (2002-2017). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3203058, 2020. DOI: 10.14244/198271993203. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3203. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

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