O conceito de formação na pesquisa (auto)biográfica: a complexidade como paradigma emergente e o método (auto)biográfico como síntese

Autores

  • Júlia Guimarães Neves Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. http://orcid.org/0000-0002-7548-1668
  • Filipi Vieira Amorim Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica - NESEF Extremo Sul, e Pesquisador do Grupo de Estudos em Filosofias Emergentes - GEFE/FURG https://orcid.org/0000-0003-3837-3171
  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Autorregulada. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. http://orcid.org/0000-0001-6671-5808

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993129

Palavras-chave:

Método (auto)biográfico, Formação humana, Complexidade.

Resumo

Neste artigo, propõe-se a reflexão sobre os fundamentos da pesquisa (auto)biográfica e as suas possíveis contribuições à formação humana. Como ponto de partida, reivindica-se a revisão do paradigma dominante em nome de outra compreensão de sujeito da educação. A discussão encaminha-se ao reconhecimento da complexidade, anteriormente negada, como elemento intrínseco à vida humana. Logo, a pesquisa (auto)biográfica não pode prescindir da noção de sujeito imerso na complexidade que acompanha a temporalidade e a historicidade do gênero humano. Em termos metodológicos, trata-se de um ensaio teórico que busca revigorar as perenes discussões conceituais, desde o campo dos fundamentos da educação, oferecendo movimentos e reflexões sobre a pesquisa (auto)biográfica imersa em questões epistemológicas do campo em tese. Com isto, amplia o horizonte compreensivo sobre a existencialidade do sujeito, ser de múltiplas lateralidades: físico, sensível, de emoções, ações, afetividades, atenção consciente, cognição e imaginação. E apresenta, por fim, o Método (auto)biográfico como síntese de um conceito de Formação.

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Biografia do Autor

Júlia Guimarães Neves, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Licenciada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Filipi Vieira Amorim, Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica - NESEF Extremo Sul, e Pesquisador do Grupo de Estudos em Filosofias Emergentes - GEFE/FURG

Licenciado em Ciências Biológicas, Pedagogia e Filosofia. Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica - NESEF Extremo Sul, e Pesquisador do Grupo de Estudos em Filosofias Emergentes - GEFE/FURG 

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Autorregulada. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Licenciada em Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Autorregulada. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

25-06-2020

Como Citar

NEVES, J. G.; AMORIM, F. V.; FRISON, L. M. B. O conceito de formação na pesquisa (auto)biográfica: a complexidade como paradigma emergente e o método (auto)biográfico como síntese. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3129095, 2020. DOI: 10.14244/198271993129. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3129. Acesso em: 20 abr. 2024.
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