Diários de aula como estratégia de reflexão na formação e prática docente

Autores

  • Helena de Ornellas Sivieri-Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Dennis Gabiatti Lopes Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Nathália Beatriz Fontes Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993125

Palavras-chave:

Formação de professores, Reflexão, Identidade profissional.

Resumo

Este artigo nasce dos resultados de uma pesquisa maior que objetivou identificar a relação que o professor estabelece entre suas dimensões pessoais (identidade) e as dimensões profissionais (identidade docente) na sua formação e na sua prática, através da reflexão sobre sua ação diária. Neste momento da pesquisa, o objetivo era identificar e descrever os processos reflexivos observados sobre a ação prática do professor, bem como os caminhos percorridos na formação e constituição da identidade profissional.  Para tal foi utilizada a metodologia de redação de diários de aula, embasados, primordialmente, no referencial teórico da Zabalza. Os diários foram desenvolvidos por cinco docentes durante três meses em um semestre letivo, com posterior reflexão dos relatos a partir de um roteiro apresentado a eles pelos pesquisadores. Os dados, analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin, revelaram cinco categorias que explicitaram sobre os saberes da prática docente, os processos reflexivos, a formação do professor e a constituição de sua identidade profissional. Os resultados mostraram que a metodologia utilizada (diários de aula) foi eficiente no sentido de permitir um espaço destinado à reflexão, como forma de construir uma prática eficaz e condizente com as questões pessoais do profissional. As reflexões feitas pelos professores indicam que vivem as complexidades da profissão como uma grande carga a se carregar tendo ideias inacabadas sobre estratégias de enfrentamento das mesmas.

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Biografia do Autor

Helena de Ornellas Sivieri-Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Departamento de Psicologia - Psicologia Educacional

Programa de Pós-graduação em Educação

Dennis Gabiatti Lopes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduado em Psicologia. Psicólog Escolar do Colégio Opção

Nathália Beatriz Fontes Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduada em Psicologia

Psicóloga clínica

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Publicado

01-02-2020

Como Citar

SIVIERI-PEREIRA, H. de O.; LOPES, D. G.; SILVA, N. B. F. Diários de aula como estratégia de reflexão na formação e prática docente. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3125052, 2020. DOI: 10.14244/198271993125. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3125. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

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