Os contributos da reflexão e da experiência vivenciada na formação continuada de professores

Autores

  • Marilda Aparecida Behrens Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Tiago Reus Barbosa Fedel Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993009

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Construtos para a atuação docente, Reflexão, Docência.

Resumo

A necessidade de buscar significado para a mudança de visão da formação docente, visando superar os cursos estanques que ainda continuam a ser promovidos nas instituições de ensino, levou a desenvolver uma pesquisa exploratória sobre o que deveria compor os processos de formação continuada, para que fosse possível a reconstrução da docência nos diferentes níveis de ensino. O objetivo da pesquisa foi investigar os contributos necessários para favorecer os processos de formação continuada no sentido de subsidiar a busca contínua da reconstrução da ação docente. O problema investigado foi: a experiência vivenciada na profissão docente e a reflexão sobre ela podem ser consideradas como contributos relevantes na formação contínua dos professores? Destacam-se do referencial teórico investigado os estudos de pesquisadores como Imbernón (2001, 2016), Schön (1992, 2000), Nóvoa (1992, 2016), Tardif (2014), Zeichner (1993, 2008). O principal procedimento metodológico usado na pesquisa exploratória foi a revisão de literatura, que abrangeu a consulta às fontes bibliográficas e artigos relacionados com a temática. A caminhada na pesquisa permitiu perceber que a experiência e a reflexão podem ser entendidas como os princípios norteadores relevantes para a formação contínua do professor. A mudança da prática pedagógica necessita ser refletida e ressignificada, especialmente por meio da discussão entre pares, o que pode ser determinante para a reconstrução da docência de maneira crítica. Conclui-se que acolher o processo de reflexão e de valorização da experiência vivenciada dos professores podem ser contributos relevantes para a formação docente com vistas a buscar uma educação relevante e transformadora.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutora em Educação pela PUCSP. Pedagoga pela UFPR. Atua no Mestrado e Doutorado em Educação-PPGE da PR e na Graduação em Pedagogia da PUCPR. Lidera o grupo de pesquisa: Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PEFOP).

 

Tiago Reus Barbosa Fedel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pelo Centro Universitário Campos de Andrade (2009). Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Fez o curso de Filosofia pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro (2003-2005). Especialização em Educação - Carisma e princípios educativos Maristas pela PUCPR (2015).  Atualmente, é mestrando do programa de pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba/PR na Linha de Pesquisa: Formação pedagógica de professores no paradigma da complexidade numa educação transformadora: cocriação de repositório digital. Pesquisa formação continuada de professores a partir do Paradigma da Complexidade.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

BEHRENS, Marilda A. Docência universitária no paradigma da complexidade: caminho para a visão transdisciplinar. In: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de (Organizadoras). Formação de Professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: Ed. da PUC, p. 145-158, 2012.

FEIMAN-NEMSER, S. From preparation to practice: designing a continuum to strengthen and sustain teaching. In: ZEICHNER, Kenneth. Uma análise crítica sobre a reflexão como conceito estruturante na formação docente. Revista educação e sociedade. Campinas, vol. 29, n. 102, p. 535 – 554, maio/agosto. 2008.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Edição. São Paulo: Atlas, 2002.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.

IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado - uma mudança necessária. Tradução Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2016.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2000.

NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa: Ed. Dom Quixote. 1992.

NÓVOA, Antônio. Cinco pontos para qualificar a formação docente. Disponível em:<http://educacaointegral.org.br/reportagens/veja-cinco-pontos-para-qualificar-formacao-docente-segundo-antonio-novoa/>. Em entrevista realizada por Ana Luiza Basílio, em 29/07/2016. Acesso em: jun. 2018.

SCHÖN, D. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro:Vozes, 2014.

ZEICHNER, Kenneth. Formação reflexiva de professores. Lisboa: Educa, 1993.

ZEICHNER, Kenneth. Uma análise crítica sobre a reflexão como conceito estruturante na formação docente. Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol. 29, n. 102, p. 535 – 554, maio/agosto. 2008.

Downloads

Publicado

01-02-2020

Como Citar

BEHRENS, M. A.; FEDEL, T. R. B. Os contributos da reflexão e da experiência vivenciada na formação continuada de professores. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3009045, 2020. DOI: 10.14244/198271993009. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3009. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2018-09-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-03-31
##plugins.generic.dates.published## 2020-02-01