Formação inicial do pedagogo para integrar as TDIC às práticas educativas: um estudo de caso

Autores

  • Lucas Marfim Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • Lucila Pesce Departamento de pós-graduação da UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992544

Palavras-chave:

Formação inicial do pedagogo, Tecnologias digitais da informação e comunicação, Racionalidade tecnológica, Práticas culturais.

Resumo

O presente artigo deriva de uma pesquisa que teve por objetivo investigar em que medida os processos formativos que inserem e tematizam a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao campo da Educação, no curso de Pedagogia de uma universidade federal, no estado de São Paulo, contribuem para a formação de seus licenciandos. Para tanto, considerou a experiência cotidiana dos licenciandos com as TDIC, as requisições para seu uso, pela universidade, e as experiências formativas vivenciadas nas disciplinas que tematizam as relações entre TDIC e Educação. A investigação é concebida sob a ótica da pesquisa qualitativa, em caráter de estudo de caso. Estabeleceu-se como instrumentos de produção de dados, a aplicação de questionário aberto-fechado e de entrevistas semiestruturadas e como método de exame dos dados, a análise estatística descritiva e a análise temática de conteúdo. Os achados revelaram um papel secundarizado na incorporação, problematização e discussão das relações envoltas às TDIC e aos processos de ensino e aprendizagem, posto que sua tematização direta seja disposta apenas em disciplinas de caráter eletivo. Também foi constatado que a relação TDIC-Educação acaba por se circunscrever à discussão dos aparatos tecnológicos como ferramentas didático-metodológicas, no exercício da docência. Da discussão dos resultados emerge como principal apontamento, o desafio de que o processo formativo proporcione uma relação em que as TDIC estejam imbricadas às práticas socioculturais vivenciadas pelos sujeitos, demandando a integração das TDIC, em todo o curso, de forma transversal e como processo cultural, para além do estritamente pedagógico.

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Biografia do Autor

Lucas Marfim, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Graduação em Licenciatura em História

Mestre em Educação pela UNIFESP

Lucila Pesce, Departamento de pós-graduação da UNIFESP

Profª Drª no departamento de Educação da UNIFESP

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Publicado

15-01-2020

Como Citar

MARFIM, L.; PESCE, L. Formação inicial do pedagogo para integrar as TDIC às práticas educativas: um estudo de caso . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2544006, 2020. DOI: 10.14244/198271992544. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2544. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Mídias Digitais
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##plugins.generic.dates.published## 2020-01-15