O LULISMO E A MUDANÇA DA NATUREZA DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • João dos Reis Silva Júnior Universidade Federal de São Carlos
  • Luiz Carlos Anelli Júnior Fatec Itapetininga
  • Deise Mancebo UERJ

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991016

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991016

A história recente do Brasil, e da educação brasileira em particular, é permeada por continuidades, descontinuidades ou rupturas decorrentes das mudanças na economia, na estrutura do aparelho de Estado, na sociedade civil, nas instituições republicanas e na constituição da sociabilidade do indivíduo. Este texto defende a hipótese de que nas últimas duas décadas as universidades públicas federais brasileiras tornaram-se agências executivas de políticas públicas de competência do Estado. Desenvolve o argumento a partir de um percurso histórico que remonta à década de 1980, para afirmar a hipótese central em duas dimensões: (1) na mercantilização da produção do conhecimento e (2) na certificação em massa. No primeiro caso, localiza um direcionamento da produção científica voltada para áreas economicamente prioritárias e, portanto, as mais diretamente relacionadas às demandas de mercado. Na segunda dimensão – a da certificação em massa – dirigida principalmente para setores sociais mais empobrecidos da população, a expansão do sistema objetiva fornecer mais força de trabalho para a execução do trabalho precarizado, ao mesmo tempo em que se constitui em um estrutural apelo para a produção da hegemonia às avessas. Conclui, analisando que a mudança do papel da universidade pública fortalece a forma peculiar de hegemonia da história brasileira atual: o lulismo.

Palavras-chave: Reforma da Educação Superior, Predominância Financeira, Lulismo


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Biografia do Autor

João dos Reis Silva Júnior, Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Observatório sobre Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil – Capes/INEP. E-mail: jr@ufscar.br

Luiz Carlos Anelli Júnior, Fatec Itapetininga

Professor Associado na Faculdade de Tecnologia de Itapetininga e Pós-Doutorando na Universidade Federal de São Carlos. E-mail: luiz.anelli@fatec.sp.gov.br

Deise Mancebo, UERJ

Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora do Observatório sobre Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil – Capes/INEP.

E-mail: deise.mancebo@gmail.com

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Publicado

01-05-2014

Como Citar

SILVA JÚNIOR, J. dos R.; ANELLI JÚNIOR, L. C.; MANCEBO, D. O LULISMO E A MUDANÇA DA NATUREZA DO TRABALHO DOCENTE. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 106–118, 2014. DOI: 10.14244/198271991016. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1016. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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