Docências contemporâneas: do ensino de conteúdos à gestão das emoções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6613

Palavras-chave:

Docência, Governamentalidade, Gestão.

Resumo

O presente artigo reflete sobre as docências contemporâneas mobilizadas por documentos orientadores da Educação Básica no país. Em especial, apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou examinar de que formas são engendradas, a partir da racionalidade neoliberal, docências brasileiras com contornos de gestão do desenvolvimento humano. As bases teóricas sustentam-se em estudos alinhados ao pensamento de Michel Foucault, mais especificamente os que se utilizam das teorizações acerca de governamentalidade e discurso. O material empírico escrutinado consiste em documentos orientadores da educação nacional: a Constituição Federal de 1988, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e a Base Nacional Comum para a formação de professores da Educação Básica. A estratégia analítica utilizada para operar sobre este material é a análise do discurso de inspiração foucaultiana. Como resultado, destaca-se que a docência sofre um deslocamento nos documentos, enfatizando-se a gestão em detrimento do ensino de conteúdos. Nesse sentido, as normativas educacionais têm caminhado na direção de uma propagação de pressupostos empresariais capazes de instaurar a concorrência e a competição, também, nos ambientes escolares, produzindo professores gestores de si e das emoções dos estudantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Matheus Trindade Velasques, Instituto Federal Catarinense, Campus Sombrio.

Licenciado em Letras Português-Inglês e respectivas Literaturas (2011) e Mestre em Letras, na linha de pesquisa Estudos da Linguagem, (2013) pela Universidade Federal de Pelotas. É professor efetivo do Instituto Federal Catarinense, trabalhando com Ensino Médio Integrado e Ensino Superior. Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação, investigando as relações entre tecnologias digitais e formação inicial docente.

Gicele Weinheimer, Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS. Mestra
em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS). Licenciada em Filosofia (UFRGS). Professora da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul.

Fernanda Wanderer, UFRGS

Doutora em Educação (UNISINOS), Mestre em Educação (UNISINOS) e Licenciada em Matemática (UFRGS). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Referências

BALL, Stephen. Educação Global S. A.: novas redes de políticas e o imaginário neoliberal. 1ª ed. Ponta Grossa: UEPG, 2014. 270 p.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: Educação democrática para um futuro humano. 1ª ed. Belo Horizonte/São Paulo: Autêntica Editora, 2013. 182 p.

BIESTA, Gert. Há a necessidade de (re)descobrir o ensino? In: FABRIS, Eli Terezinha Henn; DAL’IGNA, Maria Claudia; SILVA, Roberto Rafael Dias (Org.). Modos de ser docente no Brasil contemporâneo: articulações entre pesquisa e formação. 2ª ed. São Leopoldo: Oikos, 2018. p. 21-28.

BIESTA, Gert. A (re)descoberta do ensino. 1ª ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 205 p.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 1 out. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 21 set. 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf Acesso em: 21 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 4, de 16 de maio de 2013. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 maio 2013. Seção 1, p. 43. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13551-res-cne-ceb-004-2013&category_slug=maio-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 21 set. 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno (CNE/CP). Resolução CNE/CP no 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 46-49, 15 abr. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file Acesso em: 21 set. 2023.

BRODBECK, Cristiane Fensterseifer; OLIVEIRA, Sandra. O imperativo da inovação e a produção da docência: modos de ser professor(a). In: FABRIS, Elí Terezinha Henn Fabris; DAL’IGNA, Maria Cláudia; SILVA, Roberto Rafael Dias da (Org.). Modos de ser docente no Brasil contemporâneo: articulações entre pesquisa e formação. 2ª ed. São Leopoldo: Oikos, 2018. p. 93-107.

CABANAS, Edgar; ILLOUZ, Eva. Happycracia: fabricando cidadãos felizes. 1ª ed. São Paulo: Ubu Editora, 2022, 288p.

CARNEIRO, Fernando Henrique Fogaça. Jogos na Educação Matemática: ferramentas na condução das condutas dos sujeitos neoliberais. 2023. 250f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2016, 402p.

DAL’IGNA, Maria Cláudia; SCHERER, Renata Porcher; SILVA, Jonathan Vicente da. Docência S/A: gênero e flexibilidade em tempos de educação customizada. In: FABRIS, Elí Terezinha Henn Fabris; DAL’IGNA, Maria Cláudia; SILVA, Roberto Rafael Dias da (Org.). Modos de ser docente no Brasil contemporâneo: articulações entre pesquisa e formação. 2ª ed. São Leopoldo: Oikos, 2018. p. 53-74.

FABIS, Camila. Efeitos da Implementação do (Novo) Ensino Médio: Flexibilidade, Entretenimento e a constituição de um currículo artista. 2023. 220f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.

FALEIRO, Betina Wiebusch. Base Nacional Comum Curricular e seus efeitos na docência: o esvaziamento do ofício de professor e o gerencialismo educacional. 2023. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.

FIMYAR, Olena. Governamentalidade como Ferramenta Conceitual na Pesquisa de Políticas Educacionais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 2, jul. 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8308. Acesso em: 3 set. 2023.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa. Rio de Janeiro, n. 114, p. 197-223, nov. 2001.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/SjLt63Wc6DKkZtYvZtzgg9t/abstract/?lang=pt Acesso em: 3 ago. 2023.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do saber. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1986, 244p.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 4ª ed. São Paulo: Loyola, 1996, 79p.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008, 572p.

FOUCAULT, Michel. Do governo dos vivos. 1ª ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2014, 376p.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. 1ª ed. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2018, 102p.

KLAUS, Viviane. Gestão & Educação. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, 96p.

LARROSA, Jorge; RECHIA, Karen. P de Professor. 1ª ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018, 532p.

LAZZARATO, Maurizio. O governo do homem endividado. 1ª ed. São Paulo: N-1 edições, 2017, 240p.

LEMKE, Thomas. Foucault, governamentalidade e crítica. Plural, Revista do Programa de Pós Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.24.1, 2017, p.194 213. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/137508/133168>. Acesso em: 16 set. de 2023.

LIMA, Maria Janete de. Trajetórias da institucionalização das políticas de assistência: identificando a governamentalidade neoliberal como um discurso. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e13018, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13018. Acesso em: 6 out. 2023.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, 154p.

NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. O governamento pedagógico: da sociedade do ensino para a sociedade da aprendizagem. 2009. 266f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

OLIVEIRA, Josivaldo Vilaça do Nascimento de. Programa incluir e as ações implementadas na Educação Superior na UFAM - Manaus. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.

PETRINI, Silvane Gema Mocellin. Nas tramas do empreendedorismo: a emergência de novos sujeitos na/da educação. 2022. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. 1ª ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012, 224p.

SILVA, Roberto Rafael Dias da. A constituição da docência no ensino médio no Brasil contemporâneo: uma analítica de governo. 2011. 215 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2011.

SILVA, Andréa Carla Castro. Efeitos do discurso neoliberal na educação: o projeto de vida como dispositivo pedagógico de formação do sujeito-empresa. 2023. 220f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.

SOUZA, Silvana Aparecida de. Democracia e qualidade: as consequências da ditadura militar ao sistema educacional, na frágil transição democrática brasileira. SER Social, Brasília, v. 17, n. 36, p. 49-49, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/13415/11743 Acesso em: 1 set. 2023.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, 191p.

Downloads

Publicado

13.10.2024

Como Citar

TRINDADE VELASQUES, Matheus; WEINHEIMER, Gicele; WANDERER, Fernanda. Docências contemporâneas: do ensino de conteúdos à gestão das emoções. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6613124, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6613. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6613. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Para Pensar a Docência na Educação Básica
##plugins.generic.dates.received## 2023-11-15
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-06-20
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-13

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.