A formação reflexiva na pedagogia a distância: o que revelam os portfólios de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994935

Palavras-chave:

Pedagogia a distância, Portfólio de aprendizagem, Professor reflexivo.

Resumo

Neste artigo analisamos uma experiência de formação para professores em serviço, em um curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância, oferecido por uma universidade pública.  A pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender como se desenvolveu o pensamento reflexivo de alunas-professoras durante o curso, sob o enfoque das temáticas abordadas nas produções escritas, documentadas no portfólio de aprendizagem (blogs), durante os nove semestres de formação. Para tal, realizamos um estudo de caso qualitativo, orientado pelo modelo teórico do professor reflexivo. Na análise, identificamos as temáticas recorrentes em cada uma das oito categorias definidas no estudo, considerando três momentos distintos do curso. Os resultados evidenciam a ocorrência de um processo de desenvolvimento gradual do pensamento reflexivo. No primeiro momento, a distribuição das reflexões, segundo as temáticas, evidenciou a necessidade de compreensão de si e do seu papel de aluna no curso. No momento intermediário, novas temáticas se destacaram, com base nos questionamentos e nas relações estabelecidas entre a teoria estudada e as práticas desenvolvidas nas escolas. Nos semestres finais, o foco das reflexões recaiu sobre o ensinar e o aprender, gerando novas compreensões sobre o “ser professor”. As reflexões sistematicamente registradas no portfólio se mostraram essenciais para que os alunas-professoras construíssem novas formas de pensar sobre como ensinar e como os alunos aprendem, favorecendo a reconstrução das práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Luciana Boff Turchielo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Nova Iguaçu/RJ, Brasil)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Educação na Cultura digital. Pedagoga na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professora de cursos de extensão em EaD na Fundação CECIERJ. Atuando principalmente nos seguintes temas: tendências pedagógicas na EAD; formação de professores e tutores em contextos digitais; qualidade na EaD e metodologias ativas. 

Rosane Aragón , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Educação na Cultura digital

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Publicado

15-07-2022

Como Citar

BOFF TURCHIELO, L. .; ARAGÓN , R. . A formação reflexiva na pedagogia a distância: o que revelam os portfólios de aprendizagem . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4935008, 2022. DOI: 10.14244/198271994935. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4935. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

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