Revisão bibliográfica: formação continuada de professores da educação infantil e o ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994813

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Reflexão, Prática Pedagógica.

Resumo

Este artigo apresenta como temática a formação continuada de professores da Educação Infantil atentando para o Ensino de Ciências. Parte-se da compreensão de que a inserção do Ensino de Ciências qualifica o desenvolvimento infantil e aponta-se para a importância de uma formação continuada que instigue o professor à reflexão na, sobre e para a prática. Para a obtenção dos dados realizou-se uma revisão de caráter qualitativo do tipo bibliográfico em teses e dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com os descritores: Formação Continuada de Professores, Ensino de Ciências e Educação Infantil. O objetivo consistiu em analisar o que as pesquisas têm apontado acerca da inserção do Ensino de Ciências em espaços de formação continuada. Foram analisados treze trabalhos mediante Análise Textual Discursiva (ATD). No processo analítico emergiram cinco categorias intermediárias e duas categorias finais: Formação Continuada de Professores: Espaço de reflexão e diálogo acerca do conhecimento e; Formação Continuada de Professores e as Políticas Públicas. No presente artigo apresenta-se o metatexto que foi elaborado para a primeira categoria. Os resultados possibilitam afirmar a necessidade de que a formação continuada possibilite a compreensão da importância do Ensino de Ciências para a aprendizagem e para o desenvolvimento infantil, sendo essencial a inserção dessa temática nos espaços de formação.



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Publicado

15-07-2022

Como Citar

BOURSCHEID , R. .; SCHERER WENZEL , J. . Revisão bibliográfica: formação continuada de professores da educação infantil e o ensino de ciências . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4813006, 2022. DOI: 10.14244/198271994813. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4813. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

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