Desempenho motor, competência em leitura, escrita e aritmética no Ensino Fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994781

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Habilidade Motora.

Resumo

O presente estudo de caráter transversal, oriundo de uma pesquisa de mestrado, teve como objetivo principal investigar o desempenho motor em um grupo de estudantes do Ensino Fundamental I classificados em níveis inferiores das provas de competências em leitura, escrita e aritmética. Participaram da pesquisa alunos do 2º, 3º, 4º e 5º anos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Paulo, de ambos os sexos com idades entre 7 e 11 anos. Foram avaliados os 104 participantes por meio de três provas referentes à leitura, escrita e aritmética a fim de se obter o grupo amostral deste trabalho. Respectivamente, foram empregadas como avaliações a Prova de Escrita sob Ditado versão reduzida – PED-vr, Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras – TCLPP e a Prova de Aritmética – PA. O grupo final foi de 35 alunos, composto por aqueles que apresentaram, em qualquer uma das provas, pontuação padrão entre 70 e 84, considerada baixa, ou pontuação padrão abaixo de 70, considerada muito baixa. Esse grupo foi então avaliado pela Escala de Desenvolvimento Motor – EDM, para verificação do desempenho motor. Os resultados apontaram que houve grande concentração de alunos com baixa competência nas provas de leitura, escrita e aritmética nas classificações inferiores e muito inferiores da EDM. As correlações entre as provas acadêmicas e a EDM foram mais evidenciadas entre as áreas de organização temporal e espacial. Conclui-se que os alunos que apresentaram baixa competência nas provas avaliadas também mostraram resultados piores no desempenho motor.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Rita Avelino Amorim, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós?Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, SP, Brasil.

Cibelle Albuquerque De La Higuera Amato, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorado em Semiótica e Linguistica Geral.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. É pesquisadora do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Distúrbios do Espectro do Autismo do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina desde 1993. Atualmente é docente do Curso de Aprimoramento Profissional em Fonoaudiologia nos Distúrbios Psiquiátricos da Infância HC-FMUSP e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Décio Brunoni , Universidade Presbiteriana Mackenzie


Doutorado em Ciências Biológicas (Genética).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2004. Desenvolve pesquisas genético-clinicas e epidemiológicas em defeitos congênitos, doenças genéticas e distúrbios do desenvolvimento.

Alessandra Gotuzo Seabra, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Membro do Conselho deliberativo). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Editora associada do periódico Psicologia: Teoria e Prática (Qualis A2). Membro da Comissão Científica da ABD. Coordena o Grupo de Neuropsicologia Infantil. Bolsista Produtividade CNPq 1B.

Francisco Rosa Neto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Medicina da Educação Física e do Esporte.
Universidad de Zaragoza, U.Z., Espanha. Professor Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Ciências Morfofuncionais do Esporte, Faculdade de Medicina, Universidade de Córdoba (Espanha). Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento Humano - UDESC.

Silvana Maria Blascovi-Assis

Doutorado em Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Atualmente é professor adjunto II da Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP, em regime de tempo integral, onde implantou e coordenou o Curso de Fisioterapia entre 02/2007 a 02/2011. É docente do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento orientando pesquisas de Mestrado desde 2002 e Doutorado desde 2009. Atualmente é coordenadora do Doutorado Interinstitucional em Distúrbios do Desenvolvimento (DINTER) na Instituição Promotora (UPM), em parceria com o Centro Universitário Cesmac de Maceió, Alagoas

Referências

ADOLPH, Karen; FRANCHAK, John; The development of Motor Behavior. WIREs Cogntive Science, USA, e1430, p.1-18, jan/abr. 2017. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/wcs.1430. Acesso em: 01 mai. 2017.

ALVA, María del Pilar Medina; KHAN, Inés Caro; HUERTA, Pamela Muñoz; SANCHEZ, Janette Leyva; CALIXTO, José Moreno; SANCHEZ, Sarah María Vega. Neurodesarrollo Infantil: Características Normales y Signos de Alarma en el Niño Menor de Cinco Años. Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública, Lima, v. 32, n. 3, p. 565-573, jul/set. 2015. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/rpmesp/2015.v32n3/565-573/es. Acesso em: 13 nov. 2017.

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais- DSM 5. 5a ed. Dornelles C, tradutora. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Edições Câmara. 12ª edição.

BARBOSA, Daiany Toffaloni; SOUZA, Nelly Narciso de. O método fônico sob a perspectiva neuropsicológica. Revista da UNIFEBE, Santa Catarina, v. 1, n. 22, p. 21-36, dez. 2017. Disponível em: http://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebe/article/viewFile/563/425. Acesso em: 23 nov. 2016.

CAMERON, Claire Elizabeth.; COTTONE, Elizabeth A.; MURRAH, Willian; GRISSMER, David. How Are Motor Skills Linked to Children's School Performance and Academic Achievement?. Child Development Perspectives, USA, v. 10, p. 93-98, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1111/cdep.12168. Acesso em: 11 jun. 2021.

CARVALHAL, Maria Isabel Mourão; RAPOSO, José Vasconcelos. Diferenças entre géneros nas habilidades: correr, saltar, lançar e pontapear. Revista Motricidade, Portugal, v. 3, n.3, p.44-56, jul. 2007. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/mot/v3n3/v3n3a06.pdf. Acesso em: 12 nov. 2017.

CARVALHO, Mariana Coelho; CIASCA, Sylvia Maria; RODRIGUES Sônia das Dores. Há relação entre desenvolvimento psicomotor e dificuldade de aprendizagem? Estudo comparativo de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dificuldade escolar e transtorno de aprendizagem. Revista de Psicopedagogia, São Paulo, v. 2, n. 9, p. 293-301, nov. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v32n99/03.pdf. Acesso em: 25 abr. 2017.

COHEN, Jacob. Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences, Second Edition. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1998.

DAZZANI, Maria Virgínia Machado; CUNHA, Eliseu de Oliveira; LUTTIGARDS, Polyana Monteiro; ZUCOLOTO, Patricia Carla Silva do Vale; SANTOS, Gilberto Lima dos. Queixa escolar: uma revisão crítica da produção científica nacional. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 18, n. 3, p.421-428, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v18n3/1413-8557-pee-18-03-0421. Acesso em: 14 jul. 2016.

FERNANDES, Cleonice Terezinha; DANTAS, Paulo Moreira Silva; CARVALHAL, Maria Isabel Mourão. Desempenho Psicomotor de Escolares com Dificuldades de Aprendizagem em Cálculos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 239, p. 112-138, jan/abr. 2014. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/2998. Acesso em: 02 mai. 2017.

FERREIRA, Jairo Roberto Paim; ROSA NETO, Francisco; POETA, Lisiane Schilling; XAVIER, Regina Ferrazoli Camargo; SANTOS, Ana Paula Maurília; MEDEIROS, Daiane Lazzeri. Avaliação motora em escolares com dificuldades de aprendizagem. Pediatria Moderna, São Paulo, v. 51, n. 2, p. 67-72, fev. 2015.

FRAGA, Letícia; COSTA, Vinícius Oliveira. Impressões sobre a escola e o abandono escolar de adolescentes com quem a lei entra em conflito. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 8, n. 2, p. 81-100, fev. 2014. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1154/441. Acesso em: 23 nov. 2016.

FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e a Aprendizagem. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2008.

FONSECA, Vitor da. Dificuldades de aprendizagem – Abordagem Neuropsicopedagógica. Rio de Janeiro: Ed. Wak, 2016.

LAUX, Rafael Cunha; OLIVEIRA, Sandra Rogéria de; CORAZZA, Sara Terezinha. Intervenção psicomotora em crianças disgráficas. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 28 n. 4, p. 665-672, dez. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/29201. Acesso em: 12 dez. 2017.

LE BOULCH, Jean. O Desenvolvimento Psicomotor do nascimento até os 6 anos – a psicocinética na idade pré-escolar. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1992.

MORAES, Sônia; MALUF, Maria Fernanda de Matos. Psicomotricidade no contexto da neuroaprendizagem: contribuições à ação pedagógica. Revista Pedagógica, São Paulo, v. 32, n. 97, p. 84-92, abr. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v32n97/09.pdf. Acesso em: 5 ago. 2016.

NAVARRO, Lisienne; GERVAI, Solange; NAKAYAMA, Antônia; PRADO, Alice da Silva. A dificuldade de aprendizagem e o fracasso escolar. Journal of Research in Special Educational Needs, Reino Unido, v. 16, n. 1, p. 46-50, 2016. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12267. Acesso em: 27 set. 2017.

OLIVEIRA, Jaima Pinheiro de; SANTOS, Sabrina Antunes dos; ASPILICUETA, Patrícia; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Concepções de professores sobre a temática das chamadas dificuldades de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n. 1, p. 93-112, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000100007. Acesso em: 4 out. 2017.

ROSA NETO, Francisco; ALMEIDA, Geciely Munaretto Fogaça de; CAON, Giane; RIBEIRO, Joyce; CARAM, Janaína Aline; PIUCCO, Elaine Carmelita. Desenvolvimento Motor de Crianças com Indicadores de Dificuldades na Aprendizagem Escolar. Revista Brasileira Ciência e Movimento, v. 15, n. 1, p. 45-51, jan/mar. 2007. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/729/732. Acesso em: 21 nov. 2016.

ROSA NETO, Francisco; SANTOS, Ana Paula Maurília; XAVIER, Regina Ferrazoli Camargo; AMARO, Kassandra Nunes. A importância da Avaliação Motora em Escolares: Análise da Confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, v. 12, n.6, p. 422-427, abr.2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcdh/v12n6/v12n6a05. Acesso em: 14 fev. 2017.

ROSA NETO, Francisco; AMARO, Kassandra Nunes; PRESTES, Daniela Bosquerolli; ARAB, Claudia. O esquema corporal de crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 15-22, jan/jun. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v15n1/02.pdf. Acesso em: 06 fev. 2017.

ROSA NETO, Francisco. Manual de Avaliação Motora. 3. ed. Florianópolis: Ed. DIOESC, 2015.

SANDRONI, Giuseppina Antonia; CIASCA, Sylvia Maria; RODRIGUES Sônia das Dores. Avaliação da Evolução do Perfil Motor de Pré-escolares com Necessidades Educativas Especiais Após Intervenção Psicomotora Breve. Revista de Psicopedagogia, São Paulo, v.3, n. 97, p. 4-13, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v32n97/02.pdf. Acesso em: 02 abr. 2016.

SANTOS, Viviane Aparecida Pereira; VIEIRA, José Luiz Lopes. Prevalência de Desordem Coordenativa Desenvolvimental em Crianças com 7 a 10 Anos de Idade. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 233-242, abr.2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcdh/v15n2/10.pdf. Acesso em: 02 mai. 2017.

SEABRA, Alessandra Gotuzo.; CAPOVILLA, Fernando César. Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras: (TCLPP), São Paulo: Memnon, 2010.

SEABRA, Alessandra Gotuzo.; DIAS, Natália Martins.; CAPOVILLA, Fernando Cesar. Avaliação Neuropsicológica Cognitiva - Leitura, escrita e aritmética, v. 3. São Paulo: Memnon, 2013.

SILVA, Juliana da; BELTRAME, Taís Silva. Desempenho motor e dificuldades de aprendizagem em escolares com idade entre 7 e 10 anos. Revista Motricidade, Portugal, v. 7, n. 2, p. 57-68, jun.2011. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/mot/v7n2/v7n2a07.pdf. Acesso em: 12 nov. 2016.

SILVA, Juliana da; BELTRAME, Taís Silva; OLIVEIRA, Annelise do Vale Pereira de; ESPERANDIO, Fabiana Flores. Dificuldades motoras e de aprendizagem em crianças com baixo desempenho escolar. Journal of Human Growth and Development. São Paulo, v. 22, n. 1, p. 1-9, 2012.

SILVA, Samara Lilian Zulian Ruas da; OLIVEIRA, Maria Carolina Camargo de; CIASCA, Sylvia Maria. Desempenho percepto-motor, psicomotor e intelectual de escolares com queixa de dificuldade de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 34, n. 103, p. 33-44, fev. 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v34n103/04.pdf. Acesso em: 21 set. 2017.

TAVARES, Alessandra Antunes; CARDOSO, Ana Amélia. Inter-relações entre o desempenho no processo de aprendizagem escolar e o desenvolvimento das capacidades motoras: revisão da literatura. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 27, n.1, p. 88-93, jan/abr. 2016. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/rto/article/view/111098/114597. Acesso em: 11 nov. 2016.

Publicado

15-07-2022

Como Citar

RITA AVELINO AMORIM, A. .; ALBUQUERQUE DE LA HIGUERA AMATO, C. .; BRUNONI , D. .; GOTUZO SEABRA, A. .; ROSA NETO, F. .; MARIA BLASCOVI-ASSIS, S. . Desempenho motor, competência em leitura, escrita e aritmética no Ensino Fundamental I. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4781009, 2022. DOI: 10.14244/198271994781. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4781. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-06-17
##plugins.generic.dates.published## 2022-07-15