Classe Hospitalar: revisão integrativa de pesquisas qualitativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994779

Palavras-chave:

Processos educativos, Classe Hospitalar, Revisão integrativa.

Resumo

A hospitalização é um momento difícil para a vida de qualquer pessoa, em especial para crianças e adolescentes, o que pode levar ao comprometimento do desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. A junção dos campos da educação e saúde contribuem, de modo significativo, para o atendimento integral dessas populações, garantindo o direito à escolarização no ambiente hospitalar, por meio das classes hospitalares. O objetivo deste artigo foi caracterizar e analisar a produção científica acerca da Classe Hospitalar. O método escolhido foi uma revisão integrativa baseada nas cinco etapas de Whittemore e Knafl (2005): formulação e identificação do problema, coleta de dados, avaliação dos dados, análise e interpretação dos dados coletados e apresentação dos dados. As bases de dados consultadas foram: BDTD, Scielo, ERIC, PubMed e Web of Science e os portais Capes e BVS. Foram selecionadas 26 produções e caracterizadas conforme o tipo, ano, local de publicação, método, identificação dos sujeitos participantes, objetivo do estudo, síntese dos resultados, temáticas e autores/as referenciais encontrados. Foram evidenciados três principais eixos a partir das discussões das produções analisadas: necessidade de implementação das Classes Hospitalares; a primordialidade de aproximação entre os campos da saúde e educação e a importância da formação de pedagogos/as para atuarem no hospital. Conclui-se que há necessidade de divulgação do direito à educação em contexto hospitalar, bem como a participação da família no processo de hospitalização, garantindo a reinserção do/a educando/a na sala de aula regular e a construção de planejamentos e currículos flexíveis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Miriã Martins de Brito , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

 

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos -UFSCar. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar.

Aida Victoria Garcia Montrone, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduação em Obstetrícia e Puericultura pela Universidade de Chile (1973), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (1992) e Doutorado em Educação pela UFSCar (1997). Atualmente é professora Associada da UFSCar no Departamento de Metodologia de Ensino, e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos". Atua com temas de educação, educação e saúde, gênero, saúde sexual e reprodutiva.

Professora Associada, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, Departamento de Metodologia de Ensino -DME; Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE, São Carlos, SP. Brasil. CEP. 13565- 905 + 55 (16) 33518373.

Márcia Regina Cangiani Fabbro, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (1985), especialização em enfermagem obstétrica pela UNIFESP (1985) e pré-natal (2013), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Pós-Doutorado na Universidad de Barcelona/Espanha (2011/2012). Professora Associada e Sênior da Universidade Federal de São Carlos. Atua com temas de enfermagem, educação, gênero, saúde sexual e reprodutiva.

Professora Sênior, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar Departamento de Enfermagem- Denf + 55 (19) 997821622; São Carlos, SP. Brasil. CEP. 13565- 905.

Referências

ALBERTONI, Léa Chuster; GOULART, Barbara Niegia Garcia de; CHIARI, Brasilia Maria. Implantação de classe hospitalar em um hospital público universitário de São Paulo. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, Marília, v. 21, n. 2, p. 362-367, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v21n2/19.pdf. Acesso em: 22 dez. 2020.

ALMEIDA, Nemésio Dario. A saúde no Brasil, impasses e desafios enfrentados pelo Sistema Único de Saúde: SUS. Revista Psicologia e Saúde, Campo Grande, v. 5, n.1, p. 01-09, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpsaude/v5n1/v5n1a02.pdf.

Acesso em: 28 mar. 2020.

ARAÚJO, Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque. Atendimento escolar em ambiente hospitalar: um estudo de caso do estado de São Paulo. 2017. 349 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2017.

ASSIS, Walkiria de. Atendimento pedagógico-educacional em hospitais: da exclusão à inclusão social/escolar. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARROS, Rodrigo de Carvalho do Rego. Atendimento educacional hospitalar e domiciliar: uma pesquisa-ação. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

BATISTA, Valéria. Ensino da linguagem escrita no contexto da classe hospitalar: um enfoque metalinguístico. 2015. 222 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

BORTOLOTE, Giovana Soares; BRÊTAS, José Roberto da Silva. O ambiente estimulador ao desenvolvimento da criança hospitalizada. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 422-429, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/77YZgvq96sbrMgq3nTn9WVG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 abr. 2020.

BRASIL. Lei n.º 13.716 de 24 de setembro de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para assegurar atendimento educacional ao aluno da educação básica internado para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado. Diário oficial [da união]: seção 1, Brasília, DF, v.195, p. 2, 25 set. 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/42157682/do1-2018-09-25-lei-n-13-716-de-24-de-setembro-de-2018-42157343. Acesso em: 20 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC; SEESP, 2002. 35 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 out. 2020.

CARDOSO, Mirelle Ribeiro. Desafios e possibilidades da ludicidade no atendimento pedagógico hospitalar. 2011, 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Escola, Aprendizagem e Trabalho, Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9898/1/2011_MirelleRibeiroCardoso.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

CARVALHO, Ana Rosa Rebelo Ferreira de. A classe hospitalar sob o olhar de professores de um hospital público infantil. 2008. 104 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15776. Acesso em: 22 abr. 2020.

CECCIM, Ricardo Burg; CARVALHO, Paulo Roberto Antonacci. A Criança Hospitalizada: Atenção integral como escuta à vida. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1997.

CECCIM, Ricardo Burg. Classe hospitalar: encontros da educação e da saúde no ambiente hospitalar. Pátio, ano 3, n.10, p. 41- 44, 1999. Disponível em: http://www.cerelepe.faced.ufba.br/arquivos/fotos/84/classehospitalarceccimpatio.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.

COVIC, Amália Neide. OLIVEIRA, Fabiana Aparecida de Melo. O aluno gravemente enfermo. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CREMESP. Demografia Médica no Brasil, v. 2 / Coordenação de Mário Scheffer; Equipe de pesquisa: Alex Cassenote, Aureliano Biancarelli. – São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo: Conselho Federal de Medicina, 2013. Disponível em: https://www.cremesp.org.br/pdfs/DemografiaMedicaBrasilVol2.pdf. Acesso em: 23 dez. 2020.

DARELA, Maristela Silva. Classe hospitalar e escola regular: tecendo encontros. 2007. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

FONSECA, Eneida Simões da. A situação brasileira do atendimento pedagógico educacional hospitalar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 117-129, 1999.

FONSECA, Eneida Simões da. Implantação e implementação de espaço escolar para crianças hospitalizadas. Revista Brasileira de Educação Especial, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 205-215, 2002. Disponível em: https://www.abpee.net/pdf/artigos/art-8-2-5.pdf. Acesso em: 08 mar. 2020.

FONTES, Rejane Silva. A escuta pedagógica à criança hospitalizada: discutindo o papel da educação no hospital. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 29, p. 119-139, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gJN94n3wRvTyCZnPnnJzQzv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 mar. 2020.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 15ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Dicionário Paulo Freire. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 24, p. 203-206, 2013.

GONÇALVES, Adriana Garcia. MANZINI, Eduardo José. Classe hospitalar: poesia, texto e contexto de crianças e adolescentes hospitalizados. Marília: ABPEE, 2011.

HOLANDA, Eliane Rolim de; COLLET, Neusa. As dificuldades da escolarização da criança com doença crônica no contexto hospitalar. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 45, n. 2, p. 381-389, 2011.

INEP. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Notas Estatísticas. Censo da Educação Superior. 2014. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2015/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2014.pdf. Acesso em: 28 dez. 2020.

JENKO, Nika; STOPAR, Mojca Lipec. Adapting Creative and Relaxation Activities to Students with Cancer. International Journal of Special Education, Poland, v. 30, n. 2, p. 4-12, 2015.

LIMA, Luci Fernandes de. Saberes necessários para atuação na pedagogia hospitalar. 2010. 90 f. Tese (Doutorado em Educação – Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

LINHEIRA, Caroline Zabendzala; CASSIANI, Suzani; MOHR, Adriana. Desafios para o ensino de ciências na classe hospitalar: relato de uma experiência com pesquisa e ensino na formação de professores. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 3, p. 535-554, 2013.

LINHEIRA, Caroline Zabendzala. O ensino de ciências na classe hospitalar: um estudo de caso no Hospital Infantil Joana de Gusmão. 2006, 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

LOIOLA, Fernanda Cristina Feitosa. Subsídios para a educação hospitalar na perspectiva da educação inclusiva. 2013, 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

MAGALHÃES, Paula; MOURÃO, Rosa; PEREIRA, Raquel; AZEVEDO, Raquel; PEREIRA, Almerinda; LOPES, Madalena; ROSÁRIO, Pedro. Experiences during a psychoeducational intervention program run in a pediatric ward: A qualitative study. Frontiers in pediatrics, Netherlands, v. 6, n. 124, 2018.

MEDEIROS, Milena Moura. O direito à educação e as classes hospitalares: discurso de gestores de um hospital-escola. 2018, 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

MORAES, Marly Kamiyama. As contribuições do atendimento educacional em ambiente hospitalar a crianças que realizam tratamento oncológico. 2010, 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

OLIVEIRA, Linda Marques de; FILHO, Vanessa Cristiane de Souza; GONÇALVES, Adriana Garcia. Classe Hospitalar e a Prática da pedagogia. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, Garça, ano 6, n. 11, 2008. Disponível em: https://iparadigma.org.br/wp-content/uploads/Ed.-Inclusiva-9.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.

OLIVEIRA, Maria Waldenez; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves; GONÇALVES JUNIOR, Luiz; MONTRONE, Aida Victória Garcia; JOLY, Ilza Zenker Leme. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana Rodrigues (Orgs). Processos Educativos em Práticas Sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

OLIVEIRA, Roberta Ceres Antunes Medeiros de. Narrativas de aprendizagens ao longo da vida: uma pesquisa-ação-formação com professoras de classes hospitalares. 2016. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de. Educação Popular na Pedagogia Hospitalar: Práticas e Saberes em Construção. In: 37 Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação - ANPED, 2015, Florianópolis. Anais da 37 Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação - ANPED. Florianópolis: ANPED, 2015. v. 1. p. 1-16. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT06-4051.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.

PEDUZZI, Marina; OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos; SILVA, Jaqueline Alcântara Marcelino da; AGRELI, Heloise Lima Fernandes; MIRANDA NETO, Manoel Vieira de. Trabalho em equipe, prática e educação interprofissional. In: Clínica médica: atuação da clínica médica, sinais e sintomas de natureza sistêmica, medicina preventiva, saúde da mulher, envelhecimento e geriatria, [S.l: s.n.], v. 1, 2016.

REIS, Luciana Vaz dos. Trabalho docente e identidade nas classes hospitalares em Goiás. 2017, 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2017.

ROCHA, Simone Maria da. Narrativas infantis: o que nos contam as crianças de suas experiências no hospital e na classe hospitalar? 2012, 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14533. Acesso em: 09 abr. 2020.

RODRIGUES, Júlio César. O corpo entre o riso e o choro na classe hospitalar. 2016. 92 f. Dissertação. (Mestrado em Educação Física), Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2016. Disponível em: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/350. Acesso em: 15 mai. 2020.

ROLIM, Carmem Lúcia Artioli; GÓES, Maria Cecília Rafael de. Crianças com câncer e o atendimento educacional nos ambientes hospitalar e escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 509-523, 2009.

SALDANHA, Gilda Maria Maia Martins; SIMÕES, Regina Rovigati. Educação escolar hospitalar: o que mostram as pesquisas? Revista Brasileira de Educação Especial, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 447-464, 2013.

SHAKED, Haim. Rehabilitative Learning: Education during Pscyhiatric Hospitalization. International Journal of Special Education, Poland, v. 29, n. 1, p. 87-9, 2014.

SCHMENGLER, Angélica Regina; FREITAS, Soraia Napoleão; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira. Acessibilidade no atendimento educacional de alunos público-alvo da Educação Especial em uma Classe Hospitalar do estado do Rio Grande do Sul. Práxis Educativa (Brasil), Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 128-144, 2018.

SILVA, Nelton da; ANDRADE, Elane Silva de. Pedagogia hospitalar: fundamentos e práticas de humanização e cuidado. Cruz das Almas/BA: UFRB, 2013. Disponível em: https://docplayer.com.br/15640774-Pedagogia-hospitalar-fundamentos-e-praticas-de-humanizacao-e-cuidado.html. Acesso em: 18 mai. 2020.

SOUZA, Zilmene Santana; ROLIM, Carmem Lúcia Artioli. As Vozes das Professoras na Pedagogia Hospitalar: Descortinando Possibilidades e Enfrentamentos. Revista Brasileira de Educação Especial, Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, p. 403-420, 2019.

TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves; BARROS, Rodrigo Carvalho do Rego; TEIXEIRA, Uyara Soares Cavalcanti; SOUZA, Mário José de; BARROS, Nelson Filice de. Formação de professores de classe hospitalar em saúde mental como resultante de uma pesquisa-ação existencial. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v.13, n. 2, p. 317-334, 2017.

TEIXEIRA, Uyara Soares Cavalcanti. Matemática inclusiva: formação de professores para o ensino de Matemática em classes hospitalares. 2018, 206 f. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2018.

WHITTEMORE, Robin; KNAFL, Kathleen. The integrative review: updated methodology. Journal of advanced nursing, Sidney, v. 52, n. 5, p. 546-553, 2005. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16268861/. Acesso em: 05 jun. 2020.

ZAIAS, Elismara; PAULA, Ercilia Maria Angeli Teixeira de. A produção acadêmica sobre práticas pedagógicas em espaços hospitalares: análise de teses e dissertações. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 14, n. 3, p. 222-232, 2010. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/701/129. Acesso em: 17 mar. 2020.

Downloads

Publicado

31-10-2023

Como Citar

BRITO , M. M. de .; MONTRONE, A. V. G. .; FABBRO, M. R. C. . Classe Hospitalar: revisão integrativa de pesquisas qualitativas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e4779069, 2023. DOI: 10.14244/198271994779. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4779. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-01-28
##plugins.generic.dates.published## 2023-10-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)