Classe Hospitalar: revisão integrativa de pesquisas qualitativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994779

Palavras-chave:

Processos educativos, Classe Hospitalar, Revisão integrativa.

Resumo

A hospitalização é um momento difícil para a vida de qualquer pessoa, em especial para crianças e adolescentes, o que pode levar ao comprometimento do desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. A junção dos campos da educação e saúde contribuem, de modo significativo, para o atendimento integral dessas populações, garantindo o direito à escolarização no ambiente hospitalar, por meio das classes hospitalares. O objetivo deste artigo foi caracterizar e analisar a produção científica acerca da Classe Hospitalar. O método escolhido foi uma revisão integrativa baseada nas cinco etapas de Whittemore e Knafl (2005): formulação e identificação do problema, coleta de dados, avaliação dos dados, análise e interpretação dos dados coletados e apresentação dos dados. As bases de dados consultadas foram: BDTD, Scielo, ERIC, PubMed e Web of Science e os portais Capes e BVS. Foram selecionadas 26 produções e caracterizadas conforme o tipo, ano, local de publicação, método, identificação dos sujeitos participantes, objetivo do estudo, síntese dos resultados, temáticas e autores/as referenciais encontrados. Foram evidenciados três principais eixos a partir das discussões das produções analisadas: necessidade de implementação das Classes Hospitalares; a primordialidade de aproximação entre os campos da saúde e educação e a importância da formação de pedagogos/as para atuarem no hospital. Conclui-se que há necessidade de divulgação do direito à educação em contexto hospitalar, bem como a participação da família no processo de hospitalização, garantindo a reinserção do/a educando/a na sala de aula regular e a construção de planejamentos e currículos flexíveis.

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Biografia do Autor

Miriã Martins de Brito , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

 

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos -UFSCar. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar.

Aida Victoria Garcia Montrone, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduação em Obstetrícia e Puericultura pela Universidade de Chile (1973), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (1992) e Doutorado em Educação pela UFSCar (1997). Atualmente é professora Associada da UFSCar no Departamento de Metodologia de Ensino, e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos". Atua com temas de educação, educação e saúde, gênero, saúde sexual e reprodutiva.

Professora Associada, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, Departamento de Metodologia de Ensino -DME; Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE, São Carlos, SP. Brasil. CEP. 13565- 905 + 55 (16) 33518373.

Márcia Regina Cangiani Fabbro, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (1985), especialização em enfermagem obstétrica pela UNIFESP (1985) e pré-natal (2013), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Pós-Doutorado na Universidad de Barcelona/Espanha (2011/2012). Professora Associada e Sênior da Universidade Federal de São Carlos. Atua com temas de enfermagem, educação, gênero, saúde sexual e reprodutiva.

Professora Sênior, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar Departamento de Enfermagem- Denf + 55 (19) 997821622; São Carlos, SP. Brasil. CEP. 13565- 905.

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Publicado

31-10-2023

Como Citar

BRITO , M. M. de .; MONTRONE, A. V. G. .; FABBRO, M. R. C. . Classe Hospitalar: revisão integrativa de pesquisas qualitativas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e4779069, 2023. DOI: 10.14244/198271994779. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4779. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

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Demanda Contínua - Artigos
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