Qualificação docente e desenvolvimento regional: um estudo de caso em uma faculdade municipal

Autores

  • Maria Fernanda Diogo Faculdade Municipal de Palhoça
  • Lucídio Bianchetti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993097

Palavras-chave:

Pós-graduação lato sensu, Desenvolvimento regional, Qualificação docente.

Resumo

Com este texto objetivou-se compreender a influência dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação no desenvolvimento regional e na qualificação docente dos/as egressos/as da Faculdade Municipal de Palhoça. Esta é uma instituição de ensino pública e gratuita, localizada em Santa Catarina, cujos cursos Lato Sensu em Educação foram planejados para atender às demandas dos profissionais da Educação Básica municipal. Realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, por meio de questionários de acesso on-line aplicados aos/às egressos/as desta especialização profissional. A análise das informações revelou que os cursos supriram as expectativas de formação continuada da maioria dos/as respondentes, abordando conhecimentos úteis e atualizados, alinhados a um compromisso ético e político de transformação social. Observou-se que esses exerceram dois níveis de influência no desenvolvimento regional: a) relacionado ao incremento do capital humano atuante na Educação Básica do município e seu entorno; b) referente à ampliação das perspectivas profissionais dos/as egresso/as. Conclui-se que a Pós-Graduação Lato Sensu é um espaço privilegiado para a construção do conhecimento, tornando-se uma instância de formação continuada. Investir no desenvolvimento regional por meio da oferta desta modalidade de ensino influi na melhoria da educação e padrão de vida das pessoas daquela região, ativando potencialidades locais e servindo de base para uma proposta includente e sustentável.

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Biografia do Autor

Maria Fernanda Diogo, Faculdade Municipal de Palhoça

Graduada em Psicologia e Pedagogia, mestre e doutora em Psicologia. Docente da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Municipal de Palhoça.

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Pedagogia, mestre e doutor em Educação, com Estágio pós-doutoral na Universidade do Porto, Portugal. Professor Aposentado/Voluntário no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador 1B do CNPq.

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Publicado

03-03-2020

Como Citar

DIOGO, M. F.; BIANCHETTI, L. Qualificação docente e desenvolvimento regional: um estudo de caso em uma faculdade municipal . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3097076, 2020. DOI: 10.14244/198271993097. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3097. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Estudo de Caso
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##plugins.generic.dates.published## 2020-03-03