Apoio pedagógico nos anos iniciais a partir do modelo laboratório rotacional de ensino híbrido

Autores

  • Elisane Ortiz de Tunes Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Fernando Augusto Treptow Brod Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992849

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Apoio pedagógico, Anos iniciais.

Resumo

Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido no Apoio Pedagógico com alunos dos anos iniciais de uma escola municipal, problematizando os procedimentos didáticos adotados junto aos alunos que necessitam de um atendimento individualizado. O estudo buscou refletir sobre estratégias pedagógicas que contemplem a personalização do ensino por meio de uma modalidade de aprendizagem a partir do modelo de laboratório rotacional do ensino híbrido. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, configurando-se em uma pesquisa-ação, pois tem como objetivo realizar uma intervenção coletiva na prática pedagógica assumida pela pesquisadora e demais sujeitos da investigação em busca de uma mudança de ação que possa contribuir para os avanços do ensino centrado no aluno. A análise dos dados coletados a partir de questionários com questões abertas junto aos sujeitos da investigação foi realizada utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, de Lefèvre e Lefèvre, que demonstrou o quão importante é a reflexão no espaço escolar e como se faz necessário dar voz e vez aos professores e professoras que, muitas vezes, percebem a necessidade da mudança, mas necessitam de momentos coletivos que apoiem a transformação da ação pedagógica. Os resultados apontam para a importância de uma proposta de ensino personalizado apoiado pelas tecnologias digitais, que valorize os estudantes a partir dos seus conhecimentos prévios, respeitando suas múltiplas inteligências.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisane Ortiz de Tunes Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Pedagoga, Especialista em Educação, Mestre em Ensino. Coordenadora da coordenadoria de Supervisão Pedagógica no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Visconde da Graça. Docente da Educação Básica no Colégio Municipal Pelotense.

Fernando Augusto Treptow Brod, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutor em Educação (FURG); Mestre em Educação (FURG). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul/câmpus Visconde da Graça; Professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação – IFSul/câmpus Visconde da Graça.

Referências

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de M. (orgs.). Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, 270 p.

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino Híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute for Disruptive Innovation, EUA, maio de 2013. Disponível em <https://www.christenseninstitute.org/publications/ensino-hibrido/>. Acesso em 18 março 2020.

COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE. Projeto Político Pedagógico, 2010.

DIONNE, Hugues. A Pesquisa-Ação para o Desenvolvimento Local. Brasília: Liber Livro Editora, 2007, 132 p.

HORN, Michael; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015, 292 p.

LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria. O Discurso do Sujeito Coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). 2 ed., Caxias do Sul: Educs, 2005, 256 p.

MATURANA, Humberto. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Trad. José Fernando Campos Fortes. 1ª ed. atualizada, Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009, 98 p.

PALFREY, John. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Grupo A, 2011, 352 p.

PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000, 162 p.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 325 p.

Downloads

Publicado

25-06-2020

Como Citar

PINTO, E. O. de T.; BROD, F. A. T. Apoio pedagógico nos anos iniciais a partir do modelo laboratório rotacional de ensino híbrido. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2849094, 2020. DOI: 10.14244/198271992849. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2849. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2018-06-23
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-05-04
##plugins.generic.dates.published## 2020-06-25