As competências básicas no processo de ensino e aprendizagem de línguas: um estudo pautado no domínio comunicativo-digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992820

Palavras-chave:

Ensino de línguas, Competências, Competência comunicativa, Tecnologias.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação teórica, com o objetivo de identificar as competências básicas a serem adquiridas e desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem de línguas, especialmente em contextos virtuais. O estudo em questão, de natureza bibliográfica, evidencia uma discussão e reflexões sobre a temática competências e a representatividade do domínio comunicativo-digital na produção e compartilhamento de informações, na modalidade escrita e oral. Os resultados evidenciam três competências básicas: interação por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação, criação de conteúdos digitais e compartilhamento de conteúdos na língua-alvo.

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Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas

Doutora em Linguística (2009) e mestre em Linguística (2005), na área de Variação e Ensino, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É licenciada em Letras - Português/Espanhol, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, nas modalidades de Graduação e Pós-graduação – Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico, Coordenadora Geral do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro.

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Publicado

07-05-2020

Como Citar

COELHO, I. M. W. da S. As competências básicas no processo de ensino e aprendizagem de línguas: um estudo pautado no domínio comunicativo-digital. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2820081, 2020. DOI: 10.14244/198271992820. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2820. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

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