A observação do cotidiano escolar na práxis formativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992787

Palavras-chave:

Observação, Cotidiano escolar, Práxis pedagógica.

Resumo

O trabalho apresenta algumas reflexões extraídas de uma experiência hermenêutica e etnográfica, cujo objetivo é compreender o complexo cotidiano escolar a partir das observações realizadas por graduandos de diferentes cursos de licenciatura em escolas de Canoas/RS, Brasil. Trata-se de uma investigação coletiva, desenvolvida no primeiro semestre de 2016, nas disciplinas de Didática e de Currículos e Programas. A partir de um roteiro preestabelecido verificou-se o Projeto Político Pedagógico, a abordagem metodológica e o planejamento adotado pelos professores nas escolas, bem como os modelos educativos e as rotinas identificadas. O movimento dialético entre o cotidiano escolar e a formação universitária permitiu articular o ensino e a pesquisa, potencializando o exercício reflexivo da avaliação de contextos e da práxis. Com base nos relatos apresentados em aula foi possível discutir e reavaliar que as mudanças na educação passam pelo engajamento social e pelo reconhecimento dos contextos pedagógicos como forma de aproximar a formação acadêmica das perplexidades, tensões e contradições da práxis.

 

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Biografia do Autor

Elaine Conte, Universidade La Salle

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UNILASALLE/Canoas/RS. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq. E-mail: elaine.conte@unilasalle.edu.br

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle

Mestrando em Educação da Universidade La Salle – UNILASALLE, Canoas/RS. Bolsista da CAPES e membro do grupo de pesquisa NETE/CNPq.

Lilian Soares Alves Branco, Universidade La Salle

Graduada em Pedagogia Multimeios (PUCRS) e Mestranda em Educação pela Universidade La Salle. Bolsista CAPES/PROSUP e Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

Míriam Benites Rios, Universidade La Salle

Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Especialista em Informática na Educação (2008) pela mesma Instituição. Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade La Salle, Canoas/RS. Bolsista CAPES/PROSUP e membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

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Publicado

15-01-2020

Como Citar

CONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; BRANCO, L. S. A.; RIOS, M. B. A observação do cotidiano escolar na práxis formativa. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2787032, 2020. DOI: 10.14244/198271992787. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2787. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
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