Ensino de ditadura civil-militar em tempos de “Escola Sem Partido”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992712

Palavras-chave:

Ditadura, Ensino de História – Brasil, História - 1964/1985.

Resumo

Este artigo aborda como a organização Escola Sem Partido (ESP) trata o ensino da ditadura civil-militar. As estratégias, objetivos e atuações da ESP são avaliados, bem como é traçada uma discussão historiográfica sobre as memórias em debate acerca da ditadura civil-militar. A metodologia está embasada na análise de algumas fontes documentais produzidas pela ESP, objetivando refinar a compreensão das forças sociais e dos sujeitos envolvidos com o movimento e com os interesses subjacentes ao seu discurso. Assim, problematiza o modo escolar e acadêmico de lidar com o ensino da ditadura civil-militar, percebendo que, ao contrário da necessidade de um debate democrático sobre o processo de ensino, a ESP defende o retorno de visões que corroboram com a ditadura típica dos anos 60 e 70. Diante disso, o estudo de temas traumáticos permanece relevante nos dias atuais e, apesar das pressões feitas pela ESP e por outras forças conservadoras, a ditadura civil-militar deve ser abordada de forma crítica, sendo problematizada em suas diferentes versões a partir dos conflitos de memória.

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Biografia do Autor

José Airton de Farias, Universidade Federal Fluminense (UFF)

É graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará, Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em História Social pela mesma UFC. Professor de vários colégios e faculdades, tem experiência na produção de livros didáticos e na pesquisa em História Política, voltado para a Ditadura Militar brasileira e a luta armada das esquerdas. Atualmente é doutorando no Dinter URCA-UFF.

Danielle Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC, mestra em Educação Brasileira (2017) e graduada em História (2014) pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Pesquisas em Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE/UFC). Atualmente, atua como professora-tutora do Instituto Universidade Virtual/UFC/UAB, no curso de Pedagogia Semipresencial da UFC, em diversos polos no estado do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, trabalhando nos seguintes temas: Formação docente, História da Educação Brasileira, História e Memória, Ensino de História e Orientação de trabalhos científicos.

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Publicado

15.01.2020

Como Citar

FARIAS, José Airton de; OLIVEIRA, Danielle Rodrigues de. Ensino de ditadura civil-militar em tempos de “Escola Sem Partido”. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2712020, 2020. DOI: 10.14244/198271992712. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2712. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

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