Reflexões sobre preconceito e exclusão nas práticas corporais: narrativas de participantes de um projeto social

Autores

  • Eliane Isabel Julião Fabri Universidade Federal de São Carlos
  • Lilian Aparecida Ferreira Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992580

Palavras-chave:

Exclusão, Preconceito, Práticas corporais, Narrativas.

Resumo

As práticas corporais promovem situações variadas de interação entre os participantes e, portanto, são carregadas de desafios relacionais. Neste sentido, este estudo buscou identificar e analisar as situações de preconceito e de exclusão vividas ou observadas por participantes de um projeto social. A metodologia, assentada na pesquisa qualitativa, se constituiu por uma pesquisa-ação. A técnica de coleta dos dados envolveu a produção de narrativas orais, por parte das crianças, adolescentes e jovens de um projeto social. Participaram do estudo 37 crianças de seis a 12 anos e oito adolescentes e jovens de 13 a 17 anos. Foram coletadas 15 narrativas no total, nove narrativas das crianças e seis narrativas dos adolescentes e jovens. As situações de preconceito e exclusão foram destacadas por elementos relativos à diferença de gênero, diferenças de habilidades e diferenças corporais. As práticas corporais sinalizadas nas narrativas foram aquelas que mobilizavam a cooperação e a oposição simultaneamente, nas quais os colegas de uma mesma equipe colaboravam entre si e se opunham aos adversários da outra equipe, havendo o estabelecimento de vitória para os vencedores e derrota para os perdedores. A natureza das práticas corporais pode incitar as manifestações das atitudes dos/as participantes e, neste contexto, os jogos de características exclusivamente cooperativas aparecem como uma alternativa em contextos de conflitos, evidenciando atitudes e decisões em parceria, voltadas para um objetivo comum. Processos educativos voltados para o desenvolvimento de valores, como: respeito, solidariedade, cooperação, por exemplo, no campo do ensino das práticas corporais, poderiam trazer contribuições importantes para a formação humana com a expectativa de se contrapor às situações de preconceito e exclusão vividas pelas pessoas.

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Biografia do Autor

Eliane Isabel Julião Fabri, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Educação

Lilian Aparecida Ferreira, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Educação Física

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Publicado

15-01-2020

Como Citar

FABRI, E. I. J.; FERREIRA, L. A. Reflexões sobre preconceito e exclusão nas práticas corporais: narrativas de participantes de um projeto social. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2580026, 2020. DOI: 10.14244/198271992580. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2580. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

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