Evidências formativas da extensão universitária na docência em Educação Física

Autores

  • Joice Mayumi Nozaki UNINOVE
  • Lílian Aparecida Ferreira UNESP/Bauru
  • Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger UNESP/Bauru

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991175

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991175

Na formação inicial dos cursos de licenciatura em Educação Física, especialmente nas instituições públicas, a extensão universitária tem se evidenciado como um espaço crescente e diversificado de projetos e atividades que vem a cada dia incluindo um número maior de graduandos como bolsistas e/ou voluntários. Em tais projetos são evidenciadas experiências concretas de ação que são organizadas e orientadas por um professor coordenador, podendo se materializar como espaço fértil para a formação docente. Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo analisar as implicações de um projeto de extensão universitária na formação inicial do licenciado e na atuação do professor de Educação Física. A metodologia se pautou por uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que utilizou o questionário como técnica de coleta. Os participantes do estudo foram seis professores de Educação Física que, quando alunos da graduação, participaram de um mesmo projeto de extensão universitária. As principais reflexões trazidas pela pesquisa foram evidenciadas em três categorias de análise, a saber: Aproximação, organização e construção da prática pedagógica; O trabalho em grupo na formação; Articulação entre formação inicial e atuação profissional. Em linhas gerais, a pesquisa identificou a extensão universitária como um processo essencial e enriquecedor da formação inicial dos licenciados e da atuação profissional docente em Educação Física.

Palavras-chave: Extensão universitária, Formação docente, Educação física. Licenciatura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joice Mayumi Nozaki, UNINOVE

Departamento de Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) no curso de Educação Física

Lílian Aparecida Ferreira, UNESP/Bauru

Docente do Departamento de Educação Física/FC/UNESP/Bauru e do Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP/Bauru

Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger, UNESP/Bauru

Diretora da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru, Docente do Departamento de Educação Física/FC/UNESP/Bauru, Docente dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Motricidade da UNESP/Rio Claro e em Docência para a Educação Básica da UNESP/Bauru.

Downloads

Publicado

28-05-2015

Como Citar

NOZAKI, J. M.; FERREIRA, L. A.; HUNGER, D. A. C. F. Evidências formativas da extensão universitária na docência em Educação Física. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 228–241, 2015. DOI: 10.14244/198271991175. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1175. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-09-26
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-02-12
##plugins.generic.dates.published## 2015-05-28