Marcas da matemática do processo de escolarização e suas influências na prática docente
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996226Palavras-chave:
Educação Matemática, Narrativas, Relação com a Matemática, Prática docente.Resumo
Este artigo, ampliação do texto “As marcas da matemática do processo de escolarização e suas influências na formação e prática docente”, apresentado no Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática (Sipem), decorre de uma Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) e apresenta como objetivo identificar, a partir de narrativas escritas, as marcas da matemática do processo de escolarização e como elas influenciam ou influenciaram a prática docente. Buscou-se ouvir dos participantes o que tinham a dizer sobre as formas de ensino de matemática em suas salas de aula; quais os materiais utilizados; e quais as práticas lembradas do seu processo de escolarização. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, e os dados foram construídos por meio de um convite à escrita de uma narrativa, proposta aos 20 participantes, apresentados neste artigo com nomes fictícios. As narrativas foram analisadas a partir de dois focos: “as práticas de ensino vivenciadas no processo de escolarização”; e “as influências das marcas da matemática escolar na prática docente”. O convite à escrita possibilitou aos participantes o movimento de olhar para si, rememorar suas experiências, produzir histórias e refletir sobre seus processos de formação e constituição. Espera-se que este artigo contribua para que professores em atuação e/ou licenciandos percebam o quanto a escrita de narrativas e o rememorar e compartilhar experiências com a matemática em grupo de estudos podem tornar-se um momento formativo para a ampliação do seu repertório de conhecimento e para reflexão da sua prática docente.
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