Cine y pluralidad cultural: empleo de películas árabes en prácticas educativas preocupadas con la alteridad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994666

Palabras clave:

Pluralidad cultural, Orientalismo, Cine y educacion.

Resumen

Las Sociedades Orientales son objeto de una visión estereotipada y prejuiciosa, según una interpretación derivada del proceso histórico llamado Orientalismo, es decir, discursos de diferente naturaleza (literario, administrativo, pictórico, cinematográfico), pero igualmente construidos por los occidentales, con el objetivo de legitimar procesos de dominación política y económico. Reconociendo la fuerza de esta perspectiva y, a partir deste punto, negándola, es que este texto pretende presentar una apropiación pedagógica que traiga enfoque la pluralidad cultural expresada en el Cine Árabe, teniendo como referencia otro paradigma, llamado “Orientalísimo” y asociado al esfuerzo por llegar a conocer Oriente a partir de los discursos producidos por los propios orientales. La investigación presentó un enfoque cualitativo, una naturaleza aplicada y una descripción y explicación, haciendo uso de investigaciones bibliográficas y documentales. Los aportes teóricos involucraron a pensadores de la educación, el cine, la cultura y la estética. Se concluye que las peliculas “Caramelo” (2007), “O Edifico Yacoubian” (2006) y “Paradise Now” (2005) abordan temas como la mujer, la organización social y los terroristas suicidas, pero con el fin de generar visiones basadas en la alteridad. Así, se configuran en narrativas cinematográficas importantes para el desarrollo de prácticas educativas centradas en reflexiones acerca de temas asociados al universo árabe, de manera compleja, con más profundidad y un segundo punto de vista basado en la voz del Otro que se desea conocer.

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Biografía del autor/a

Humberto Perinelli Neto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Bacharel e licenciado em História pela Unesp-FCHS-Franca. Por essa mesma instituição obteve o título de Mestre em História e Cultura Social e o de Doutor em História e Cultura Política. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, SP. Especialista em Segurança Alimentar e Nutricional pela Unesp-IB-Botucatu/Universidade de Loja-Equador. Cursou Letras pela Unesp-Ibilce-São José do Rio Preto. Vivenciou pesquisa versando sobre ensino, cinema e africanidades em estágio Pós Doc no NUPE-CLADIN-LEAD, Departamento de Ciências Sociais, Unesp-FCL-Araraquara. Pela Fapesp foi bolsista (IC e MS) e coordenou Projeto Regular. Foi bolsista Capes (PET, MS, Pibid e Parfor). É Professor Assistente Doutor junto ao Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce/Unesp) de São José do Rio Preto-SP. É professor/pesquisador do Programa de Pós Graduação Ensino e Processos Formativos (Unesp São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal), tendo feito parte da Comissão responsável por sua implantação e por exercer sua Coordenação Adjunta no período 2016/2017 e sua Coordenação nos períodos 2017/2021 e 2021/2025. Foi professor visitante na Universidad Nacional de Cuyo/Mendoza-Argentina, na Universidade do Porto/Portugal e na Universidade Católica Portuguesa do Porto/Portugal. Compõe os grupos de pesquisa CNPq: Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (Unesp/Araraquara - CLADIN), Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Unesp/Botucatu - INTERSSAN) e Formação Docente e Práticas Educativas (Unesp/São José do Rio Preto). Co-dirige a Série de livros Processos Formativos (Editora FI, Porto Alegre, RS). Responsável por canal no YouTube: CinEducAção (https://www.youtube.com/channel/UCdAxDOkXLBZlfqK41Ld2ZdA).

Alexandre Cristiano Baldacin Junior, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre na área de Tecnologias, Diversidade e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE/UNESP) de São José do Rio Preto-SP, e graduado em Licenciatura em Letras (Português/Espanhol) pela mesma instituição. Dedica-se a pesquisas sobre Ensino, Cinema, Africanidades e o campo das Letras. Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq e bolsista CAPES de Mestrado.

Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva , Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus São José do Rio Preto, SP (IBILCE). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP (IGCE). Docente e coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da UNESP (IBILCE-FEIS-FEG). Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UNESP de Rio Claro (2002), Mestrado em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro (2006) e Doutorado em Education Studies pela The University of Western Ontario (2012), (Western University), do Canadá. É livre-docente em Educação Matemática pela UNESP (2022). Desde 2000 é pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática, (GPIMEM, UNESP, Rio Claro), participando de pesquisas com financiamento CNPq, CAPES, FAPESP e SSHRC. De 2006 a 2012 foi pesquisador assistente da Faculdade de Educação da Western University. Foi premiado no Western Research Forum for Research Excellence em 2010 e 2012. De 2015 a 2018 foi Editor Associado do Fields Mathematics Education Journal (FMEJ / Springer) do Fields Institute da Universidade de Toronto. Foi Editor Associado do BOLEMA (2018-2019). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Informática, Artes/Estéticas e História e Filosofia da Matemática.

Edilson Moreira de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre em Educação Pela Universidade Estadual Paulista Júlio ee Mesquita Filho (Unesp/Marília, 1998), Doutor em Educação Escolar Pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Araraquara, 2004). Atuou como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar aa Unesp de Araraquara. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação Ensino e Processos Formativos - Programa Interunidades (Fcav/Unesp de Jaboticabal; Feis/Unesp; Ibilce/Unesp de São José do Rio Preto.

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Publicado

2023-11-28

Cómo citar

PERINELLI NETO, H. .; BALDACIN JUNIOR, A. C.; SILVA , R. S. R. da; OLIVEIRA, E. M. de. Cine y pluralidad cultural: empleo de películas árabes en prácticas educativas preocupadas con la alteridad. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 17, p. e4666074, 2023. DOI: 10.14244/198271994666. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4666. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

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