A GEOMETRIA SE CONSTITUINDO PRÉ-REFLEXIVAMENTE: PROPOSTAS

Autores/as

  • Adlai Ralph Detoni UFJF

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199358

Resumen

Este texto traz propostas de atividades didáticas em torno de temas pertinentes à Geometria Escolar para os anos iniciais do ensino fundamental que foram inicialmente trabalhadas em pesquisa de campo para estudos de doutoramento, cujos dados foram tratados metodologicamente na abordagem qualitativa fenomenológica. Faz-se uma exposição filosófica que sustenta uma concepção fenomenológica do espaço e reflexões de seu desdobramento para um pensamento pedagógico que valoriza o conhecimento constituído no domínio do pré-reflexivo.

Palavras-chave: fenomenologia; atividade; Geometria; pré-reflexivo.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Adlai Ralph Detoni, UFJF

professor associado I do departamento de Matemática da UFJF; doutor em Educaçao Matemática - UNESP-Rio Claro

Publicado

2012-11-28

Cómo citar

DETONI, A. R. A GEOMETRIA SE CONSTITUINDO PRÉ-REFLEXIVAMENTE: PROPOSTAS. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 187–202, 2012. DOI: 10.14244/19827199358. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/358. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-04-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-08-13
##plugins.generic.dates.published## 2012-11-28