Laicidade brasileira na perspectiva da colonialidade do poder

Autores

  • Adriana Santiado Rosa Dantas Universidade Estadual de Campinas - Unicamp https://orcid.org/0000-0003-1066-7063
  • Gabriela Abuhab Valente Professora temporária no Departement de Sciences de l’éducation et de la formation de l’Université Toulouse Jean Jaurès. Pesquisadora associada ao laboratório Education, cultures, politiques (ECP) e à Unité Mixte de Recherche Education, Formation, Travail, Savoirs (EFTS) https://orcid.org/0000-0003-0737-2432

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995523

Palavras-chave:

Laicidade, Colonialidade do poder, Raça, França, Brasil.

Resumo

O conceito de laicidade utilizado por grande parte de estudiosos brasileiros tem fundamentação teórica na matriz francesa. Contudo, questiona-se neste artigo a adoção do conceito como universal para a estrutura social brasileira. A partir de um estudo empírico comparativo que permitiu a realização de 18 entrevistas com professores brasileiros e 18 com professores franceses sobre os entendimentos do conceito de laicidade foi possível constatar uma percepção distinta por parte dos docentes dos dois países. Essa diferença está presente na forma como os professores compreendem e mobilizam este conceito. Questionou-se o que representaria tal distinção para além das diferenças culturais, tendo como hipótese as diferenças estruturais, justificando, assim, a necessidade de rediscussão do conceito de laicidade no Brasil. Perguntou-se que tipo de laicidade existe neste país? Para responder este questionamento, buscamos analisar os dados da pesquisa empírica a partir da perspectiva teórica decolonial da colonialidade/modernidade. Concluiu-se que o conceito de laicidade francês não pode ser importado para o Brasil tal qual, pois sua construção na França se fez a partir da separação entre Estado e religião, remetendo ao projeto político de construção de consenso social da nação moderna. Por outro lado, no Brasil, a aliança entre Estado e religião era necessária para a formação do consenso nacional de uma estrutura social racializada.

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Biografia do Autor

Adriana Santiado Rosa Dantas, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

É doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). É bacharela em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL - Unicamp) e mestra em Filosofia, área Estudos Culturais, na linha Cultura e Educação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP). Faz estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da Unicamp, no grupo de pesquisa FOCUS - Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade, do(a) Universidade Estadual de Campinas. É colaboradora no Projeto de Extensão "Centro de Estudos Periféricos" no Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (IC-Unifesp).

Gabriela Abuhab Valente, Professora temporária no Departement de Sciences de l’éducation et de la formation de l’Université Toulouse Jean Jaurès. Pesquisadora associada ao laboratório Education, cultures, politiques (ECP) e à Unité Mixte de Recherche Education, Formation, Travail, Savoirs (EFTS)

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo e pala Universidade de Lyon. Fez estágio pós-doutoral na Université Lumière Lyon 2, coordenando as pesquisas Religiões, discriminação e racismo no espaço escolar (dirigida por Françoise Lantheaume) e Escolha, orientação, motivação, percurso, acompanhamento, sucesso escolar dos estudantes – os alunos “oui-si” (dirigida por Alain Fernex). Pesquisa temas que envolvem a escola pública, a prática docente e a diversidade sociocultural.

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

DANTAS, A. S. R. .; ABUHAB VALENTE, G. . Laicidade brasileira na perspectiva da colonialidade do poder. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e5523018, 2022. DOI: 10.14244/198271995523. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5523. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Religião, discriminação e racismo no espaço escolar
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##plugins.generic.dates.published## 2022-12-22