A violência nas escolas brasileiras: reflexões a partir dos dados do Saeb 2013 e 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995336

Palavras-chave:

Violência, Escolas, Microdados do Saeb.

Resumo

O artigo objetiva investigar a violência na escola considerando duas formas propostas por Charlot (2002): a violência na escola e a violência à escola, a partir dos microdados obtidos nos questionários contextuais do Sistema de Avaliação da Educação Básica aplicados aos diretores e aos professores das escolas em que são realizadas as avaliações de desempenho escolar junto a alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, nos anos de 2013 e 2017. Os dados foram trabalhados em planilha de Excel e tratados com uso de estatística descritiva e gráficos com valores relativos. A revisão de literatura procurou identificar como a violência no ambiente escolar vem sendo tratada e os fatores explicativos sobre o fenômeno e suas múltiplas dimensões. Os dados mostram que, em todas as redes escolares, registram-se atos de violência, sendo as redes públicas de ensino municipais e estaduais as que apresentam maiores incidências, o que pode estar associado a variáveis geográficas, bem como ao perfil familiar, nível socioeconômico e faixa etária dos estudantes. Os dados revelam também que os diretores percebem as diversas formas de violência nas escolas de modo mais intenso do que os docentes, situação que pode ter relação com as suas respectivas funções no ambiente escolar. O estudo conclui que a violência na escola não pode nem deve ser vista de forma isolada de outras dimensões da política educacional, uma vez que sua presença é causa de uma cadeia de efeitos sobre todos os sujeitos do processo educativo.

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Biografia do Autor

Iasmin da Costa Marinho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA/UECE). E-mail: iasmincosta@uern.br

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em educação pela Universidade Federal do Ceará (2000). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Vice-lider do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem. Email: eloisamvidal@yahoo.com.br

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-doutora em educação pela Universidad Nacional de Educacion a Distancia, Espanha (2002). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem. Bolsista de Produtividade do CNPq. E-mail: sofialerche@gmail.com

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Publicado

29-12-2022

Como Citar

MARINHO, I. da C.; VIDAL, E. M.; VIEIRA, S. L. A violência nas escolas brasileiras: reflexões a partir dos dados do Saeb 2013 e 2017. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e5336030, 2022. DOI: 10.14244/198271995336. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5336. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

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