Contação de história associada ao lúdico no ensino e aprendizagem de Inglês

Autores

  • Marina Camargo Mincato Colégio La Salle Carmo - Caxias do Sul
  • Maria Luisa Spicer-Escalante Utah State University
  • Vera Lucia Felicetti Universidade La Salle https://orcid.org/0000-0001-6156-7121

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994915

Palavras-chave:

Contação de histórias, Lúdico, Língua Inglesa.

Resumo

O presente artigo visa analisar quais as contribuições que uma prática de ensino fundamentada em uma abordagem lúdica a partir da contação de histórias pode proporcionar para a aprendizagem da Língua Inglesa no 1º Ano do Ensino Fundamental. Tomando-se por base a história The Very Hungry Caterpillar, do autor Eric Carle (1996), o estudo contempla atividades lúdicas em duas turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental, sendo uma delas que tem a Língua Inglesa como componente curricular na rede privada de Caxias do Sul, e a outra em uma escola pública de Porto Alegre no âmbito do Projeto BIBLIOTECA VIVA: espaço de apoio aos processos de ensino e aprendizagem. Buscou-se, ainda, identificar os resultados da aprendizagem dos alunos nas duas realidades, comparando as possibilidades das escolas pública e privada. Com a execução da prática de ensino, evidenciou-se que, independentemente dos recursos disponíveis ou do espaço na grade curricular, o ensino de Língua Estrangeira, no caso a Língua Inglesa, pode acontecer sim no contexto escolar, seja ele público ou privado, uma vez que os alunos, mesmo não dispondo de conhecimento prévio, atingiram os objetivos previamente estipulados a partir do trabalho com os conteúdos propostos em sintonia com a contação de uma história de forma lúdica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marina Camargo Mincato, Colégio La Salle Carmo - Caxias do Sul

Mestre em Educação.

Maria Luisa Spicer-Escalante, Utah State University

Ph.D., Spanish Applied Linguistics and Second Language Acquisition, University of Illinois at Urbana -Champaign.

Vera Lucia Felicetti , Universidade La Salle

Pós-doutorado em Educação Superior.

Referências

BALLMAN, T. L., LISKIN-GASPARRO, J. E., & MANDELL, P. B. The communicative classroom. Heinle & Heinle/Thomson Learning, 2001.

BAMBERG, M. (Ed.). Narrative development: Six approaches. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1997.

BROOKS, N. Language and language learning: Theory and practice (2nd ed.). New York: Harcourt Brace, 1964.

CARLE, Eric. The Very Hungry Caterpillar. New York: Collins Publishers, 1996.

CHO, H & KIM, H. R. Promoting creativity through language play in EFL classrooms. TESOL Journal. 2018;9:e416, 1-9, 2018.

COOK, G. Language play, language learning. ELT Journal, 51, 224–231, 1997.

DAILEY, Sheila. Tales as tools: the power of story in the classroom. National Storytelling Association. Tennessee: National Storytelling Press, 1994.

ELLIS, R.. Language teaching research and language pedagogy. New York: John Wiley & Sons, 2012.

GUERRERO, S. Diferencias de género en evaluaciones de narraciones de experiencias personales en el habla juvenil de Santiago de Chile: Una aproximación sociolingüística. Revista Signos: Estudios de Lingüística, 44(75), 18-32, 2011. Doi: 10.4067/S0718-09342011000100002.

HAMILTON, M.; WEISS, M. Children tell stories: Teaching and using storytelling in the classroom. New York: Richard C. Owen Publishers, 2005.

JIMÉNEZ, T. La narración infantil: un estudio en niños de educación básica. Revista de Investigación, 60,157-174, 2006.

LEE, J. & VANPATTEN, B. Making Communicative Language Teaching Happen. (2nd Ed.). New York: McGraw-Hill, 2003.

LEFFA, Vilson J. Metodologia no ensino de línguas. In: BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em linguística aplicada: o ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, p. 211-236, 1988.

LABOV, W. Language in the inner city: Studies in the Black English Vernacular. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.

LABOV, W. Where should I begin? In D. SCHIFFRIN, A. De Fina, & A. Nylund (Eds.). Telling stories: Language, narrative, and social life (pp. 7-22). Washington, DC: Georgetown University Press, 2010.

LIGHTBOWN, P. M.; SPADA, N. How Languages are Learned 4th edition. Oxford University Press, 2-13, 2013.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MCCABE, A. Developmental and cross-cultural aspects of children’s narrations. In M. Bamberg (Ed.). Narrative development: Six approaches (pp. 137-174). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1997.

PIAGET, Jean. Para onde vai à educação? Rio de Janeiro: José Olímpio, 2007.

SCHIFFRIN, D., De Fina, A., & Nylund, A. (Eds.). Telling stories: Language, narrative, and social life. Georgetown: Georgetown University Press, 2010.

SHRUM, J. L., & Glisan, E. W. Teacher's handbook, contextualized language instruction. Cengage Learning. (5th Edition) 2015.

SPICER-ESCALANTE, M. Exploración de las Narrativas Bilingües Orales y Escritas en Español e Inglés. Zona Próxima 23. (Instituto de Estudios en Educación de la Universidad del Norte, Colombia). doi.org/10.14482/zp.22.5832: 18-30, 2015.

VANPATTEN, B. While We're on the Topic: BVP on Language, Acquisition, and Classroom Practice. ACTFL: Alexandria. 978-1-94254-457-9, 2017.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

WALLON, Henri. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1989.

WINSTON, J. (2013). “Play is the thing!”: Shakespeare, Language Play and Drama Pedagogy in the Early Years. Journal of Aesthetic Education, Vol. 47, No. 2: 1-16, 2013.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

MINCATO, M. C. .; SPICER-ESCALANTE, M. L. .; FELICETTI , V. L. . Contação de história associada ao lúdico no ensino e aprendizagem de Inglês. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4915060, 2021. DOI: 10.14244/198271994915. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4915. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-12-29
##plugins.generic.dates.published## 2021-11-30