Evasão universitária: estudo com jovens evadidos do curso de administração de uma IES confessional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994224

Palavras-chave:

Evasão universitária, Gestão educacional, Juventude.

Resumo

O fenômeno da evasão no ensino superior vem sendo investigado há tempos, e em diferentes cenários, perspectivas metodológicas e recortes temporais. Diante deste contexto, o problema desta pesquisa encontra-se em entender por quais motivos o jovem estudante de uma Instituição de Ensino Superior (IES) confessional desiste de permanecer matriculado no curso de Administração. Por meio de pesquisa qualitativa, utilizando-se o método do estudo de caso, buscou-se, com este trabalho, levantar os motivos que levam os jovens de uma IES confessional, da região do Vale do Paraíba, a abandonarem o curso de Administração antes de seu final. Os resultados evidenciam que a evasão do jovem pesquisado perpassa por um acúmulo de fatores que geram insatisfação e frustração com a experiência estudantil, tais como questões pedagógicas, administrativas e pessoais. Em função destes achados, é razoável assumir que este trabalho pode ajudar a compreender o universo da juventude e suas respectivas insatisfações, com destaque para o desafio do ensino superior. Reconhece-se, porém, que a pesquisa apresenta algumas limitações no tocante ao campo de aplicação e à localização geográfica. Nesse sentido, estudos futuros em outros cursos, outras instituições e também que contemplem outras regiões do país, poderão auxiliar na construção de um panorama mais completo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Corrêa dos Santos, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Coordenador dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu) e Professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

Almir Martins Vieira, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo

Patrícia Margarida Farias Coelho, Universidade Santo Amaro (UNISA)/Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro (UNISA) e professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo.

Referências

ABBAD, G.; CARVALHO, R. S.; ZERBINI, T. Evasão em curso via internet: explorando variáveis explicativas. RAE – Revista de Administração de Empresas (FGV), v. 5, n. 2, 2006.

AITKEN, M. E. A personality profile of the college student procrastinator. Ann Arbor: University Microfilms International, 1982.

ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. Os estudantes universitários: sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial. In: MERCURI, E.; POLYDORO, S. A. J. (Orgs.). Estudante universitário: Características e experiências de formação. Taubaté, SP: Cabral Editora, 2003. p. 15-40.

ANDRIOLA, W. B. (org.). Avaliação: múltiplos olhares em educação. Fortaleza: Editora da UFC, 2006.

ANDRIOLA, W. B. Avaliação do raciocínio verbal em estudantes do 2º grau: estudos de psicologia. 1997.

ARAÚJO, J. M.; BITTAR, M. A Implantação da Rede Internacional das Instituições Universitárias Salesianas (IUS) no Contexto da Globalização e das Políticas Públicas Neoliberais. Cadernos ANPAE, Porto Alegre – RS, n. 4. 2007.

BAGGI, C. A. S.; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 16, n. 2, p. 355-374, 2011.

BARDAGI, M. P. Evasão e Comportamento vocacional de universitários: estudos sobre o desenvolvimento de carreira na graduação. (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). 2007. 242 f. Tese. (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

BARDAGI, M. P. LASSANCE, M. C. P.; PARADISO, A.C. Trajetória Acadêmica e Satisfação com a escolha Profissional de universitários em meio de curso. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 4, n. 1-2, p. 153-166, 2003.

BARDAGI, M.; HUTZ, C. S. Evasão Universitária e Serviços de Apoio ao Estudante: uma breve revisão da literatura brasileira. Revista de Psicologia – Psic. Rev., v. 14, n. 2, p. 279-301, 2005.

BAUMAN, Z. 44 Cartas do Mundo Líquido Moderno. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2011.

BORGES, I. A. Confessionalidade e Construção Ética na Universidade. São Paulo: Editora Mackenzie, 2008.

BRASIL. Estatuto da Juventude. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 06 de agosto 2013.

CARDOSO, C. B. Efeitos da política de cotas na Universidade de Brasília: uma análise do rendimento e da evasão. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

CARRANO, P. C. R.; MARTINS, C. H. S. A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. Revista Educação (UFSM), v. 36, n. 1, jan/abr. 2011.

CASARTELLI, A. O.; RODRIGUES, A. C. M.; BITTENCOURT, H. R.; GARIBOTTI, V. Inteligência estratégica em Instituições de Ensino Superior. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n. 2, p. 183-197, 2010.

CISLAGHI, R. Um modelo de sistema de gestão do conhecimento em um framework para a promoção da permanência discente no ensino de graduação. 2008. 258 f. Tese. (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

COL DEBELLA, M. A. Efeitos do primeiro semestre curricular sobre a mudança de atitudes do aluno em relação à universidade. 1978. 115f. Dissertação. (Mestrado em Psicologia). Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 1978.

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquisa Nacional Sistema CFA/CRAS: perfil, formação, atuação e oportunidades de trabalho: do administrador e do tecnólogo. Brasília, DF: CFA, 2016.

DIOGO, M. F.; RAYMUNDO, L. S.; WILHELM, F. A.; ANDRADE, S. P. C.; LORENZO, F. M.; ROST, F. T.; BARDAGI, M. P. Percepções de Coordenadores de Curso Superior sobre evasão, reprovações e estratégias preventivas. Revista Avaliação, v. 21, n. 1, p. 125-151, 2016.

FONSECA, K. L.; SOUZA, R. F.; COSTA, G. V. Impacto da greve dos professores para a evasão dos alunos do curso de administração na UFAM. Revista CESUMAR – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 23, n. 1, p. 99-111, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à Prática Educativa. 22ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GAIOSO, N. P. L. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. 2005. 75 f. Dissertação (Mestrado emEducação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da UniversidadeCatólica de Brasília, Brasília, 2005.

GAIOSO, N. P. L. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. 2005. 75 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.

GARCIA, M. Estamos na Terceira Onda do Ensino Superior?. In: REIS, F. G. (Org.). Organizações sustentáveis na educação superior: (re)pensando a gestão acadêmica para aumentar a competitividade. São Paulo: Cultura, 2015. p. 44-52.

GLASER, B. G.; STRAUSS, A. L. The discovery of grounded theory: Strategies for qualitative'research. Chicago: Aldine Publishers. 1967.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p 57-63, 1995.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Portal IBGE. Brasília: IBGE, 2018. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 02 jul. 2018.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2017. Portal INEP, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 15 out. 2018.

KRIPKA, R.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. L. Pesquisa documental: considerações sobre conceitos e caraterísticas na pesquisa qualitativa. Investigação Qualitativa em Educação, v. 2, p. 243-247, 2015.

LARROUCAU, T. Estudio de los factores determinantes de la deserción en el sistema universitario chileno. Revista Estudios de Políticas Públicas, v. 1, n. 1, p. 1-23, 2015.

LEMOS JÚNIOR, L. C.; MEIRELLES, D. S. Modelo de Negócio Social: Um Estudo Exploratório em Universidades Confessionais Brasileiras. Revista de Administração da UNIMEP, v. 14, n. 1, p. 114-142, 2016.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARQUES, A. V. C.; MIRANDA, G. J.; MAMEDE, S. P. N. Storytelling: Aprendizado de Longo Prazo. In: LEAL, E. A.; MIRANDA, G.J.; CASANOVA, S.P.C. (orgs.). Revolucionando a Sala de Aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2017.

MELO, F. A. O.; SANTOS, D. C.; SOUZA, C. C. M. A Geração Y e as Necessidades do Mercado de Trabalho Contemporâneo: um olhar sobre os Novos Talentos. Simpósio de Excelência em Gestão & Tecnologia, 10, 2013. Anais [...]. Resende, ADB, 2013.

MEYER JR, V.; PASCUCCI, L.; MANGOLIN, L. Gestão estratégica: um exame de práticas em universidades privadas. Revista de Administração Pública, v.46, p. 49-70, n. 1, 2012.

MOORE, M. G; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

MORAES, J. O.; THEÓPHILO, C. R. Evasão no ensino superior: estudo dos fatores causadores da evasão no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 10, 2010. Anais [...]. São Paulo, USP, 2010.

MOTTA, A. Novos Conceitos para Conquista e Retenção de Alunos. In: REIS, F. G. (org.). Economia da Educação: geração de Valor para a Sociedade. São Paulo: Cultura, 2016.

PAREDES. A. S. A evasão do terceiro grau em Curitiba. São Paulo: NUPES, 1994.

PERALVA, A. O jovem como modelo cultural. Revista Brasileira de Educação, n. 5/6, 1997.

PEREIRA, F. C. B. Determinantes da evasão de alunos e os custos ocultos para as instituições de ensino superior. 2003. 173 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis 2003.

PLATT NETO, O. A.; CRUZ, F.; PFITSCHER, E. D. Utilização de metas de desempenho ligadas à taxa de evasão escolar nas universidades públicas. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 2, n. 2, p. 54-74, 2008.

POLYDORO, S. A. J. O trancamento de matrícula na trajetória acadêmica do universitário: condições de saída e de retorno à instituição. (Universidade Estadual de Campinas). 2000. 175 f. Tese. (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

PORTELA, S. Evasão, retenção e fidelização: o caso Mackenzie. In: REIS, F. G. (org.). Competitividade e Mudanças no DNA institucional: construindo a educação superior do futuro. São Paulo: Editora de Cultura, 2014. p. 94-110.

SANTO, M. E. Governança nas Instituições de Ensino Superior Confessionais: estudo de caso. (Universidade Metodista de Piraciaba). 2011. 112 f. Dissertação. (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração. Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2011.

SEMESP - Sindicato das Mantenedoras de ensino superior. Mapa do Ensino Superior. São Paulo, 2017.

SILVA, M. A. A. Coordenador Gestor, Coordenador Pedagógico ou Coordenador Empreendedor: Análise do Perfil de Coordenadores de Curso em IES Privada. Future Studies Research Journal, v.6, n. 2, 74-102. 2014.

SOUZA, C. Z. V. G. Juventude e contemporaneidade: Possibilidades e limites. Última Década, v. 12, n. 20, p. 47-69, 2004.

STAKE, R. E. Case Studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (ed.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks (CA): Sage, 1994. p. 236-247.

TAHIM, A. P. V. O.; VIEIRA, M. D. C. Gestão da Educação: Reflexões Sobre a Instituição de Ensino Superior Confessional. Revista Expressão Católica, v. 1, n. 2, p. 46-57, 2012.

TINTO, V. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, n. 45, p. 89-125, 1975.

VELOSO, T. C. M. A.; ALMEIDA, E. P. Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Cuiabá: um processo de exclusão. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 24, 2001. Anais [...]. Caxambu, ANPED, 2001.

VIEIRA, A. M.; RIVERA, D. P. B. A Hermenêutica no Campo Organizacional: duas possibilidades interpretativistas de pesquisa. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 14, n. 44, p. 261-273, 2012.

XENOS, M.; PIERRAKEAS, C.; PINTELAS, P. A survey on student dropout rates and dropout causes concerning the students in the Course of Informatics of the Hellenic Open University. Computers & Education, v. 39, p. 361-377, 2002.

YAÑEZ, O. J. Novos Espaços para o Aprendizado em Qualquer Lugar. In: REIS, F. G.(org.). Destruição Criativa na Educação Superior. São Paulo: Cultura, 2017.

ZANIN, A.; POLI, O. L.; RODRIGUES, M. P.; JUNG, C. F.; CATER, C. S. T. Planejamento estratégico orientado a instituições de ensino superior: um estudo de caso em uma IES comunitáira. Coloquio Internacional de Gestión Universitaria en América del Sur, 13, 2013. Anais [...]. Buenos Aires, UTN/UFSC, 2013.

Publicado

31-07-2023

Como Citar

SANTOS, M. A. C. dos; VIEIRA, A. M.; COELHO, P. M. F. Evasão universitária: estudo com jovens evadidos do curso de administração de uma IES confessional. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e4224041, 2023. DOI: 10.14244/198271994224. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4224. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-04-20
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-09-12
##plugins.generic.dates.published## 2023-07-31