Evasão universitária: estudo com jovens evadidos do curso de administração de uma IES confessional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994224

Palavras-chave:

Evasão universitária, Gestão educacional, Juventude.

Resumo

O fenômeno da evasão no ensino superior vem sendo investigado há tempos, e em diferentes cenários, perspectivas metodológicas e recortes temporais. Diante deste contexto, o problema desta pesquisa encontra-se em entender por quais motivos o jovem estudante de uma Instituição de Ensino Superior (IES) confessional desiste de permanecer matriculado no curso de Administração. Por meio de pesquisa qualitativa, utilizando-se o método do estudo de caso, buscou-se, com este trabalho, levantar os motivos que levam os jovens de uma IES confessional, da região do Vale do Paraíba, a abandonarem o curso de Administração antes de seu final. Os resultados evidenciam que a evasão do jovem pesquisado perpassa por um acúmulo de fatores que geram insatisfação e frustração com a experiência estudantil, tais como questões pedagógicas, administrativas e pessoais. Em função destes achados, é razoável assumir que este trabalho pode ajudar a compreender o universo da juventude e suas respectivas insatisfações, com destaque para o desafio do ensino superior. Reconhece-se, porém, que a pesquisa apresenta algumas limitações no tocante ao campo de aplicação e à localização geográfica. Nesse sentido, estudos futuros em outros cursos, outras instituições e também que contemplem outras regiões do país, poderão auxiliar na construção de um panorama mais completo.

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Biografia do Autor

Marcos Aurélio Corrêa dos Santos, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Coordenador dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu) e Professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

Almir Martins Vieira, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo

Patrícia Margarida Farias Coelho, Universidade Santo Amaro (UNISA)/Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro (UNISA) e professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

SANTOS, M. A. C. dos; VIEIRA, A. M.; COELHO, P. M. F. Evasão universitária: estudo com jovens evadidos do curso de administração de uma IES confessional. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e4224041, 2023. DOI: 10.14244/198271994224. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4224. Acesso em: 22 fev. 2024.

Edição

Seção

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