Condições de trabalho no início da docência: elementos constituintes e repercussões no desenvolvimento profissional

Autores

  • Walkiria de Oliveira Rigolon Universidade Paulista (UNIP)
  • Lisandra Príncepe Universidade Paulista (UNIP)
  • Rodnei Pereira Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994195

Palavras-chave:

Condições de trabalho, Inserção à docência, Professor iniciante.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo problematizar a relação entre condição de trabalho e inserção profissional, considerando que os elementos que constituem as condições de trabalho docente podem repercutir negativamente no desenvolvimento profissional, necessitando serem levados em consideração quando se investiga o fenômeno da evasão e do abandono da carreira, em especial pelos professores iniciantes. Partindo do princípio de que a carreira é um processo de marcação e de incorporação dos indivíduos às práticas e rotinas institucionalizadas das equipes de trabalho, que depende de condições positivas para se consolidar e que é por meio da estruturação da carreira que se manifestam as condições objetivas do trabalho docente, são apontados neste ensaio alguns elementos que compõem a carreira docente, considerados fundantes para a compreensão do desenvolvimento profissional: a) as formas de contratação, b) as jornadas de trabalho, c) o número de alunos por turma, de turmas e de escolas em que o professor iniciante leciona, d) os tempos e espaços de formação ofertados pelas instituições, e) os apoios ofertados a esses profissionais. Defendemos que qualquer análise que se pretenda fazer sobre a inserção profissional na carreira docente precisa contemplar as inúmeras clivagens que incidem diretamente nas relações de trabalho e que adensam ainda mais as dificuldades enfrentadas pelos que começam a exercer o trabalho docente.

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Biografia do Autor

Walkiria de Oliveira Rigolon, Universidade Paulista (UNIP)

Doutora em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP), Professora Titular da Universidade Paulista (UNIP). Professora Titular PEBI, da SEE-SP.

Lisandra Príncepe, Universidade Paulista (UNIP)

Doutora em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP), Professora Titular da Universidade Paulista (UNIP).

Rodnei Pereira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutor em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP), Professor Titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Programa de Mestrado Profissional em Educação.

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Publicado

09-10-2020

Como Citar

RIGOLON, W. de O.; PRÍNCEPE, L.; PEREIRA, R. Condições de trabalho no início da docência: elementos constituintes e repercussões no desenvolvimento profissional . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4195117, 2020. DOI: 10.14244/198271994195. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4195. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas
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