Noções matemáticas (massa e volume) de crianças com síndrome de Down

Autores

  • J. Marcos López-Mojica Universidad Autónoma de Guerrero http://orcid.org/0000-0002-7330-9979
  • Argentina E. Noriega García Secretaría de Educación Pública-Colima
  • Cesar Martínez Hernández Universidad de Colima

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992904

Palavras-chave:

Educação especial, Matemática escolar, Síndrome de Down.

Resumo

Pesquisas recentes documentaram que pessoas com síndrome de Down podem
desenvolver conhecimentos matemáticos. No entanto, o problema é que há poucos
pesquisadores que investigam os processos cognitivos relacionados ao seu
pensamento matemático. O documento faz parte de um projeto de pesquisa que se
interessou em analisar as características do pensamento matemático de crianças com
deficiência. Em particular, analisamos os esquemas compensatórios que permitem
uma abordagem de tarefas matemáticas pela criança. O objetivo foi estabelecer um
quadro de referência que permita aos professores elaborar atividades de ensino sobre
conceitos matemáticos e favorecer a inclusão educacional. Os elementos teóricos
dizem respeito a três eixos norteadores da pesquisa em educação especial:
epistemológica, cognitiva e social. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida em três
fases, aqui apresentamos uma caracterização do desempenho de crianças com
síndrome de Down em tarefas sobre peso e volume, sob o método da entrevista
individual semiestruturada. Dos resultados: na parte matemática se tem abordagem de
noções de contagem, quantidade, distribuição, conservação, comparação e
reprodução; na parte cognitiva, uso de esquemas compensatórios visuais e motores,
atenção e imitação para as noções matemáticas prévias.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

J. Marcos López-Mojica, Universidad Autónoma de Guerrero

Profesor investigador

Facultad de Matemáticas

Universidad Autónoma de Guerrero

Argentina E. Noriega García, Secretaría de Educación Pública-Colima

Profesora del USAER Itinerante Cuauhtémoc, Secretaría de Educación Pública, México

Cesar Martínez Hernández, Universidad de Colima

Profesor Investigador

Facultad de Ciencias de la Educación

Universidad de Colima

Referências

BOWER, Anna; HAYES, Alan. Short-term memory deficits and Down syndrome: A comparative study. Down Syndrome Research and Practice, vol. 2, n. 2, pp. 47-50, 1994.

BRUNO, Alicia; NODA, Aurelia. Necesidades educativas especiales en matemáticas. El caso de personas con síndrome de Down. In: MORENO, Mar; ESTRADA, Assumpta; CARRILLO, José (Eds.). Investigación en Educación Matemática XIV. Lleida: SEIEM, 2010, p. 141-162.

CABAÑAS, María Guadalupe. El papel de la noción de conservación del área en la resignificación de la integral definida. Un estudio socioepistemológico. Tesis (Doctorado en Ciencias área Matemática Educativa). Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del I. P. N., 2011.

CASTELLS, Manuel. La Era de la Información: Economía, Sociedad y Cultura. 2ª edición. México: Siglo XXI, 1999.

CRUZ, Alma; PANTALEÃO, Edson; SOBRINHO, Reginaldo; HORA, Júnio; BRAZILATTO, Alexandre. Vivencias de los estudiantes con discapacidad en el contexto de una universidad pública mexicana. Revista Eletrônica de Educação, vol. 10, n. 3, 2016, pp. 383-399. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991866

CUSTÓDIO, Iris; LUVISÓN, Cidinéia; FREITAS, Ana Paula. Modos de conceber, possibilidades de significar: trabalhando com geometria no contexto da inclusão escolar. Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 1, jan./abr. 2018, p. 199-217. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271992124

ESCALANTE, Gregorio; MOLINA, Yajaira. Nociones de conservación en niños merideños. Revista Venezolana de Educación, Educere, vol. 3, n. 1, pp. 69-75, 2000.

FLORIAN, Lani. Special education in an era of inclusion: The end of special education or a new beginning. The Psychology of Education Review, Vol. 34, n. 2, pp. 22-29, 2010.

FURTH, Hans. Piaget and Knowledge: theoretical foundations. Chicago: Prentice-Hall, 1971.

GARCÍA-ALBA, Javier. Déficit Neuropsicológicos en Síndrome de Down y Valoración por Doppler Transcraneal. Tesis (Doctorado en Psicología). Universidad Complutense de Madrid, 2010.

GUAJARDO, Eliseo. La desprofesionalización docente en educación especial. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, Vol. 4, n. 1, pp. 105-126, 2010.

INHELDER, Barbel. Le diagnostic du raisonnement chez les débiles mentaux. París: Delachaux et Niestlé, 1971.

LÓPEZ-MOJICA, José Marcos; OJEDA, Ana María. Primeras nociones de estocásticos de niños de educación especial. Revista Premisa, vol. 17, n. 64, pp. 24-37, 2015.

LÓPEZ-MOJICA, José Marcos. Pensamiento probabilístico y esquemas compensatorios en la educación especial. Tesis (Doctorado en Ciencias área Matemática Educativa). Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del I. P. N., 2013.

MATURANA, Humberto. Desde la Biología a la Psicología. Buenos Aires: Lumen, 2003.

MENDES, Enicéia. Pesquisas sobre inclusão escolar: Revisa?o da agenda de um grupo de pesquisa. Revista Eletrônica de Educação, vol. 2, n. 1, 2008, pp. 3-25.

OJEDA, Ana María. Understanding fundamental ideas of probability at pre-university levels. Tesis (Doctorado en Educación). King´s College London. UK, 1994.

OLIVEIRA, Flávia; SILVA Jéssica; JESUS, Camila; ALMEIDA, Simone. Material dida?tico para inclusa?o de estudantes com deficie?ncia visual nas aulas pra?ticas sobre o processo de cicatrizac?a?o. Revista Eletrônica de Educação, vol. 10, n. 1, 2016, pp. 273-287. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991216

PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. La Génèse de l´idée de Hasard Chez l´enfant. París: PUF, 1951.

PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. Le dévéloppement des quantités physiques chez I’ enfant. París: Delachaux et Niestlé, 1962.

PIAGET, Jean. Le possible et le nécéssaire. París: PUF, 1982.

POKER, Rosimar; VALENTIM, Fernanda; GARLA, Isadora. Inclusa?o escolar e formac?a?o inicial de professores: a percepc?a?o de alunos egressos de um curso de Pedagogia. Revista Eletrônica de Educação, vol. 11, n. 3, pp. 876-889, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271992016

SCHALOCK, Robert. Hacia una nueva concepción de la discapacidad. In BORJA, Francisco; VERDUGO, Miguel Ángel (Coords.). Jornadas de investigación científica sobre personas con discapacidad. España: Amarú, 1999, pp. 79-110.

SOTO, Enrique; ESCRIBANO, Elmys. El método estudio de caso y su significado en la investigación educativa. En ARZOLA, David (Coord.). Procesos formativos en la investigación educativa. Diálogos, reflexiones, convergencias y divergencias. México: Red de Investigadores Educativos Chihuahua AC, 2019, pp. 203-222.

STEINBRING, Heinz. The Construction of new Mathematical Knowledge in Classroom Interaction. USA: Springer, 2005.

VASILACHIS, Irene. Estrategias de investigación cualitativa. Madrid: Gedisa, 2006.

VYGOTSKI, Lev Semiónovic. Fundamentos de la Defectología. Obra Escogidas V. Madrid: Visor Dis, 1997.

ZAZKIS, Rina; HAZZAN, Orit. Interviewing in mathematics educations research: Choosing the questions. Journal of Mathematical Behavior, vol. 17, n. 4, pp. 429-439, 1999.

Publicado

15-01-2020

Como Citar

LÓPEZ-MOJICA, J. M.; NORIEGA GARCÍA, A. E.; MARTÍNEZ HERNÁNDEZ, C. Noções matemáticas (massa e volume) de crianças com síndrome de Down. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2904023, 2020. DOI: 10.14244/198271992904. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2904. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2018-07-17
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-05-03
##plugins.generic.dates.published## 2020-01-15