Da prisão à universidade: um relato autobiográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994662

Palavras-chave:

Biografia, Prisão, Enem PPL.

Resumo

O trabalho ora realizado compreende uma pesquisa autobiográfica que traz como sujeito a primeira mulher em situação de privação de liberdade custodiada no estado do Ceará a ingressar em uma Universidade Pública por meio do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, Cynthia Corvello. O objetivo central do estudo é apresentar os aspectos de sua vida, especialmente no período de cumprimento da pena (de 1998 aos dias atuais), que se relacionam à experiência de se submeter ao referido exame, obter aprovação e ingressar na Universidade Federal do Ceará no ano de 2012. Portanto, os elementos referentes à sua experiência como estudante de graduação e agora mestranda em História interessam à investigação proposta. Metodologicamente se investiu em uma pesquisa qualitativa nos moldes de um estudo autobiográfico. Foi solicitado que Cynthia Corvello narrasse sua trajetória de vida por escrito, ressaltando as emoções e sentimentos que marcaram a sua infância, o momento da prisão, a submissão ao exame nacional e o ingresso na Universidade, ora como graduanda, ora como mestranda. Os resultados enfatizam a contribuição da política do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, que possibilita que pessoas em situação de privação de liberdade possam concorrer a uma vaga no Ensino Superior e consequentemente modificarem suas histórias de vida.

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Biografia do Autor

Carla Poennia Gadelha Soares, Universidade Federal do Ceará

Doutora e mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da rede pública estadual da Secretaria da Educação Básica do estado Ceará (Seduc/CE). Integra o Grupo de Estudos em Educação em Regimes de Privação de Liberdade da Universidade de São Paulo (USP).

Marta Suiane Barbosa Machado Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação (Linha de Pesquisa Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (Educas) da UECE. Professora efetiva da rede pública municipal de Fortaleza e superintendente escolar do Distrito de Educação 5, pertencente à Secretaria Municipal de Educação.

Cynthia Corvello , Universidade Federal do Ceará

Mestranda em História Social (Linha de Pesquisa Cultura e Poder) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em licenciatura em História pela mesma instituição. Pesquisadora financiada pela fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudo de História e Gênero do Departamento de História da UFC.

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

POENNIA GADELHA SOARES, C. .; SUIANE BARBOSA MACHADO GOMES, M. .; CORVELLO , C. . Da prisão à universidade: um relato autobiográfico. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4662028, 2021. DOI: 10.14244/198271994662. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4662. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
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