Proposta de jogo didático para ensino de genética como metodologia ativa no ensino de biologia
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994506Palavras-chave:
Educação significativa, Ensino cooperativo, Educação lúdica, Aprendizagem Associativa.Resumo
A aprendizagem ativa ocorre quando o aluno interage com o assunto em estudo, ouvindo, falando, fazendo e ensinando. Assim, o aluno é estimulado a construir o conhecimento ao invés de recebê-lo passivamente do professor. Nesse sentido, a construção de jogos educativos estimula a aprendizagem ativa, pois os alunos são desafiados a buscar o conhecimento e praticá-lo para vencer. O objetivo geral deste artigo, que utilizou metodologia do tipo de estudo de caso é apresentar se a sistematização de um jogo, criado e avaliado para o estudo, pode contribuir para aumentar o conhecimento em genética dos estudantes envolvidos. Esta investigação foi desenvolvida em duas escolas da região do Vale do Aço/MG, envolvendo 364 estudantes, no ano 2019. Os estudantes foram organizados em grupos e estimulados a construir genótipos que condicionam fenótipos pré-determinados, utilizando alelos disponíveis. O grupo vencedor seria aquele que conseguisse maior número de constituições genéticas no tempo estabelecido. Os alunos avaliaram, em um questionário, a contribuição do jogo como sendo positiva na aprendizagem em genética. Houve variação significativa no desempenho dos estudantes em uma questão diretamente ligada ao jogo, que foi testada no estudo. Como resultado, foi percebido que o jogo estimulou o desenvolvimento de habilidades e competências importantes que não podem ser medidas e/ou quantificadas por meio do teste realizado pelos estudantes. O estudo permitiu concluir que a utilização de ferramentas de apoio ao ensino pelos professores pode tornar o ensino mais atrativo e interessante para os estudantes, provocando-lhes a construir e reconstruir novos conceitos de forma participativa.
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