MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO IMPERATIVA

Autores/as

  • Vantielen da Silva Silva Unioeste
  • Tiago Emanuel Klüber Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.14244/%2519827199394

Resumen

As pesquisas sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática têm se ampliado no cenário educacional e apresentado contribuições relevantes para o ensino da matemática nas diferentes etapas da Educação. A partir disso, com o intuito de nos aproximarmos dessas pesquisas, pelo menos em parte, desenvolvemos esse artigo buscando responder ao questionamento: em que níveis de ensino estão focadas as pesquisas brasileiras sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática e o que isso revela? Para responder a esse questionamento direcionamos nossa pesquisa aos resumos dos trabalhos stricto sensu disponíveis no Banco de Teses da CAPES. Nesse momento inicial, pudemos compreender que a Modelagem Matemática no âmbito da Educação Matemática apresenta-se como uma tendência que contribui com o desenvolvimento da aprendizagem significativa e com a melhoria da qualidade de Ensino em Matemática. Porém, a maior parte das investigações aponta a sua presença e contribuições para os Anos Finais e Ensino Médio, sendo incipientes as produções ou reflexões sobre a possibilidade de seu uso nos Anos Iniciais, ou seja, entre o 1º e 5º Ano do Ensino Fundamental.

Palavras-chave
: Anos Iniciais; Educação Matemática; Modelagem Matemática.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Vantielen da Silva Silva, Unioeste

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Guairacá (2009). Especialista em Formação de Professores para Docência no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO (2011). Mestranda pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE; Programa de Pós Graduação em Educação. É docente da Faculdade Guairacá. Desenvolve pesquisas na linha de ensino e de aprendizagem, nas temáticas: Formação de Professores para Educação Básica e Superior; Ensino de Filosofia; Ensino de Ciências e Matemática.

Tiago Emanuel Klüber, Unioeste

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, didática da matemática, epistemologia e fenomenologia na Educação Matemática.

Publicado

2012-11-28

Cómo citar

SILVA, V. da S.; KLÜBER, T. E. MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO IMPERATIVA. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 228–249, 2012. DOI: 10.14244/%19827199394. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/394. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-04-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-10-09
##plugins.generic.dates.published## 2012-11-28