GESTÃO PARTICIPATIVA: UMA MATRIZ DE INTERAÇÕES ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE ESCOLAR

Autores/as

  • Renato de Oliveira Brito Universidade Católica de Brasília
  • Beatrice Laura Carnieli Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199151

Resumen

As mudanças promovidas pela globalização e pela transição da era industrial para a era do conhecimento fizeram com que as organizações migrassem de um modelo de administração clássica para o moderno conceito de gestão que tem como uma das suas vertentes mais importantes a busca estratégica de parceria entre as organizações e os seus stakeholders. A escola está no centro de todas as mudanças que ocorrem na sociedade, pois ela influencia e é influenciada pela sociedade. Além disso, a escola também é uma organização e como tal tem o seu processo administrativo influenciado pelas novas tendências da administração. Desta forma, a gestão escolar tem se inclinado para um modelo democrático-participativo de condução do processo administrativo-pedagógico, apresentando-o como o mais adequado para atender as necessidades e desafios da escola atual. Dentro deste contexto, este artigo foi realizado mediante revisão da bibliografia especializada e analisa como o modelo de gestão participativa forma uma teia de interações entre os participantes da comunidade escolar, formada pelos diversos stakeholders internos e externos, com resultados positivos para o processo educacional.

Palavras-chave: gestão escolar, gestão participativa, comunidade escolar.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Renato de Oliveira Brito, Universidade Católica de Brasília

Pesquisador Visitante do Centre For Social Science Research da Universidade de Cape Town – África do Sul (2005). Mestrando em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é Membro do Grupo de Pesquisa “Gestão Educacional, Economia e Implicações Curriculares" UCB/CNPq e Consultor/Pesquisador de projetos da Organização das Nações Unidas e Ministério da Educação ONU/MEC.

Beatrice Laura Carnieli, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora/Pesquisadora dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília e Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Gestão Educacional, Economia e Implicações Curriculares" UCB/CNPq

Publicado

2011-11-23

Cómo citar

BRITO, R. de O.; CARNIELI, B. L. GESTÃO PARTICIPATIVA: UMA MATRIZ DE INTERAÇÕES ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE ESCOLAR. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 26–41, 2011. DOI: 10.14244/19827199151. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/151. Acesso em: 16 may. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2010-08-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2011-09-22
##plugins.generic.dates.published## 2011-11-23