O PAPEL DA MEDIAÇÃO E DA INTENCIONALIDADE EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Rodolfo Eduardo Vertuan UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Adriana Helena Borssoi UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Lourdes Maria Werle de Almeida UEL - Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199851

Resumo

Com o propósito de voltar a atenção ao processo de aprendizagem dos alunos quando envolvidos em atividades de Modelagem Matemática, este texto busca associar aspectos teóricos da Mediação Semiótica, do ponto de vista de Vygotsky, bem como da Intencionalidade como atributo para a aprendizagem. A atividade de Modelagem que analisamos é oriunda de um trabalho de pesquisa desenvolvida com alunos durante um curso de extensão e será analisada tomando elementos dos referenciais teóricos mencionados, a partir de registros escritos dos alunos e de transcrições de diálogos ocorridos durante o desenvolvimento da atividade. Considerando um ambiente de sala de aula com atividades de Modelagem, inferimos que, a mediação leva à intencionalidade e a intencionalidade leva a mediação e é por meio da “interação” desses dois elementos que a internalização de conceitos se torna possível, favorecendo a aprendizagem.

Palavras-chave: Modelagem Matemática; Intencionalidade; Mediação Semiótica.


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199851

 

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Publicado

14-11-2013

Como Citar

VERTUAN, R. E.; BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, L. M. W. de. O PAPEL DA MEDIAÇÃO E DA INTENCIONALIDADE EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 63–80, 2013. DOI: 10.14244/19827199851. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/851. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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