As contribuições da educação para a socialização na Penitenciária PB1 em João Pessoa

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DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6575

Palavras-chave:

Educação em Prisões, agentes educativos, socialização

Resumo

Esta pesquisa, parte da inquietação de como tem ocorrido a socialização das pessoas em situação de privação de liberdade, através da educação. O objetivo é investigar, por meio do entendimento dos Agentes Educativos, como tem ocorrido a reintegração social extramuros das pessoas em situação de privação de liberdade da Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes através da educação. Utilizando uma abordagem qualitativa, foi empregado a pesquisa narrativa e a técnica da entrevista reflexiva, contando com a participação de três agentes educativos atuantes na unidade em questão, sendo o Gerente Executiva da Educação de Jovens e Adultos, o Diretor da Escola em prisões e uma Professora. Os resultados indicam que, apesar da multiplicidade de obstáculos, os métodos educacionais existentes utilizados na instituição apresentam um caminho possível para os indivíduos encarcerados atenderem às suas necessidades educativas pessoais, embora de forma restrita e seletiva. No entanto, é evidente que existe uma clara ausência de envolvimento do poder público e da sociedade civil no que diz respeito a uma educação integral e ao longo da vida que atenda plenamente às necessidades humanas, sociais e educativas das pessoas em situação de privação de liberdade sob a ótica dos direitos humanos.

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Biografia do Autor

José Douglas de Abreu Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPE)

Doutorando em Educação e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Possui Bacharelado em Serviço Social pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-Campus Iguatu (2018), Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras (2015) e Bacharelado em Filosofia pelo Centro de Estudos Filosófico-Teológicos Redemptoris Mater (2010). Especialista em Ciências da Religião (UCAM), em Atendimento Educacional Especializado na Diversidade (UFERSA) e Orientação e Mobilidade (IFCE). Tem experiência na área de Filosofia, Educação Inclusão, Diversidade, Educação em Prisões e Educação Popular atuando principalmente nos seguintes temas: Inclusão, Filosofia, Educação Especial, Educação Popular, Educação em Prisões, Alteridade e lógica.

 

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Publicado

31.12.2024

Como Citar

ARAÚJO, José Douglas de Abreu. As contribuições da educação para a socialização na Penitenciária PB1 em João Pessoa. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6575207, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6575. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6575. Acesso em: 22 jul. 2025.
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