Formação inicial de pedagogas(os): análise dos projetos pedagógicos de cursos paranaenses sob a perspectiva inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6388Palavras-chave:
Formação inicial, Educação inclusiva, Pedagogia, Projetos Pedagógicos de cursosResumo
A presente pesquisa tem como objetivo investigar, por meio de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC´s), em que medida a temática Inclusão tem sido abordada na formação inicial de pedagogos nas universidades estaduais do Paraná. A coleta dos dados ocorreu por meio de pesquisa documental, com o acesso aos PPC’s dos cursos de Pedagogia, totalizando 16 cursos. Para o tratamento e interpretação dos dados foi utilizada à análise de conteúdo. Como resultados, destacamos as seguintes unidades de análise: a temática inclusão que não se dá de maneira transversalizada, sendo restrita às disciplinas em detrimento de outros aspectos nos PPC’s; ausência de experiência formativa de contato direto com estudantes apoiados pela Educação Especial na formação inicial; e a discussão acerca da metodologia de ensino e aprendizagem desarticulada das características dos estudantes apoiados pela Educação Especial. Concluímos que a formação inicial de boa qualidade é indispensável aos professores que irão atuar nos mais diferentes públicos e que, apesar do desenvolvimento já visível no que diz respeito aos aspectos formativos, ainda são necessários debates, maior transversalidade e conhecimentos acerca das especificidades de cada estudante, indo além dos conhecimentos teóricos relacionados à Educação Especial e Inclusiva.
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