Narrativas críticas de uma professora: entre as memórias e os saberes docentes
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6259Palavras-chave:
Formação de Professores; Saberes docentes; Pesquisa Narrativa; Profissão docenteResumo
O presente trabalho foi desenvolvido por meio de narrativas das experiências que formaram uma professora-pesquisadora-participante, em um processo de transformação profissional. São narrativas construídas a partir de memórias e dos teóricos com os quais dialogamos, buscando a produção de sentidos como estratégia de transformação. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se na pesquisa narrativa dos/as autores/as canadenses Clandinin e Clonnelly (2015). Uma vez que transformações históricas não ocorrem espontaneamente, mas são concretas e produzidas por homens e mulheres, recorremos a uma compreensão que permite ao/à pesquisador/a posicionar-se a respeito de sua visão de mundo e de suas utopias. A pesquisa narrativa aborda o pensar e o aprender através de contar e recontar histórias visando a possiblidade de transformar essa experiência. As caixas de memórias, com as narrativas criativas, foram construídas com personagens reais que fizeram parte da constituição da professora-pesquisadora-participante. Por fim, construímos uma reflexão por meio das memórias e dos saberes que constituem a profissão docente.
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Referências
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