Aproveitamento dos valores patrimoniais dos portadores de tradições no contexto pedagógico latino-americano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6077

Palavras-chave:

c

Resumo

Este artigo é essencialmente de natureza teórica e pretende desvendar a relação que se estabelece entre educação-património-identidade, por meio da fundamentação de categorias como valores patrimoniais dos portadores de tradições e duas transversais, que perpassam todo o núcleo. da construção teórico-metodológica: continuidade geracional e o contexto sociocultural. Ao mesmo tempo, são oferecidas premissas que fazem parte dos pressupostos teóricos de toda a sistematização categorial e orientam as bases para a aplicação de ações de caráter pedagógico e histórico-cultural, que permitem dar um tratamento ao verdadeiro sentido do construto teórico "valores patrimoniais dos portadores de tradições”, bem como o processo de sua implementação metodológica e tudo o que pode contribuir para o desenvolvimento da identidade discente. A metodologia utilizada é baseada no materialismo dialético. A Teoria Geral dos Sistemas é utilizada como posição científica essencial e destaca-se o uso de métodos teóricos como histórico-lógico, modelagem e triangulação de fontes e autores. Conclui-se que salvar as tradições e valorizar positivamente os portadores de tradições contribui para a defesa da identidade latino-americana, uma vez que a relação entre valores patrimoniais dos portadores de tradições-instituições educativas constitui uma regularidade de caráter essencial na processo de formação das gerações atuais e futuras de latino-americanos. Para aproveitar pedagogicamente os valores patrimoniais, pode-se aplicar uma ampla gama de formas e meios, como o conhecimento da cultura local e a discussão com portadores de tradições.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ernesto Nápoles-Robles, Universidad de Holguín (UHo)

Profesor e investigador - Universidad de Holguín-Cuba.

Rita de Cássia Marques Lima de Castro, Universidade de São Paulo (USP)

Professora orientadora no Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina - Prolam-USP.

Publicado

31.12.2024

Como Citar

NÁPOLES-ROBLES, Ernesto; CASTRO, Rita de Cássia Marques Lima de. Aproveitamento dos valores patrimoniais dos portadores de tradições no contexto pedagógico latino-americano. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6077232, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6077. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6077. Acesso em: 1 maio. 2025.
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-12
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-12-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-31