Aproveitamento dos valores patrimoniais dos portadores de tradições no contexto pedagógico latino-americano
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6077Palavras-chave:
cResumo
Este artigo é essencialmente de natureza teórica e pretende desvendar a relação que se estabelece entre educação-património-identidade, por meio da fundamentação de categorias como valores patrimoniais dos portadores de tradições e duas transversais, que perpassam todo o núcleo. da construção teórico-metodológica: continuidade geracional e o contexto sociocultural. Ao mesmo tempo, são oferecidas premissas que fazem parte dos pressupostos teóricos de toda a sistematização categorial e orientam as bases para a aplicação de ações de caráter pedagógico e histórico-cultural, que permitem dar um tratamento ao verdadeiro sentido do construto teórico "valores patrimoniais dos portadores de tradições”, bem como o processo de sua implementação metodológica e tudo o que pode contribuir para o desenvolvimento da identidade discente. A metodologia utilizada é baseada no materialismo dialético. A Teoria Geral dos Sistemas é utilizada como posição científica essencial e destaca-se o uso de métodos teóricos como histórico-lógico, modelagem e triangulação de fontes e autores. Conclui-se que salvar as tradições e valorizar positivamente os portadores de tradições contribui para a defesa da identidade latino-americana, uma vez que a relação entre valores patrimoniais dos portadores de tradições-instituições educativas constitui uma regularidade de caráter essencial na processo de formação das gerações atuais e futuras de latino-americanos. Para aproveitar pedagogicamente os valores patrimoniais, pode-se aplicar uma ampla gama de formas e meios, como o conhecimento da cultura local e a discussão com portadores de tradições.
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Copyright (c) 2024 Ernesto Nápoles-Robles, Rita de Cássia Marques Lima de Castro

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