Educação estética na formação de professores na perspectiva Freiriana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996068

Palavras-chave:

c

Resumo

O ato estético foi preterido nos espaços escolares pelo fato de estarmos comumente vivenciando um processo formativo meramente técnico, com formações que mantêm um caráter engessado, desconsiderando a educação estética, que para Freire, envolve a boniteza e constitui-se da esperança, amizade, ética, decência, alegria, solidariedade, respeito e aceitação do novo. Diante de tais inferências, nesta pesquisa, objetivamos compreender as contribuições teóricas de Paulo Freire à educação estética na formação de professores. A metodologia empregada foi de caráter qualitativo e teórico. As obras de Freire (1987, 1997, 2001, 2002, 2014, 2021) foram analisadas com base na análise de conteúdo de Bardin (1987). Neste estudo, após uma leitura minuciosa das obras, foram elencadas como categorias de análise: (i) desenvolvimento consciente, crítico e emancipatório do professor; (ii) desenvolvimento estético-político do professor; (iii) desenvolvimento estético-ético do professor. Os resultados evidenciaram que a dimensão estética se faz presente em todos os livros analisados, sempre atrelada ao desenvolvimento consciente, crítico, emancipatório, ético e político, conceitos indissociáveis ao ser e estar docente. Concluímos, portanto, que atrelar à formação de professores à educação estética, implica em propiciar um desenvolvimento consciente, crítico, emancipatório, político e ético, culminando em mudanças significativas nos processos formativos e nas práticas educativas. Para que isso seja possível, faz-se necessário o desenvolvimento de formações voltadas à educação estética, em que o educador esteja envolvido em um processo reflexivo, crítico de seu agir e estar no mundo, e que acima de tudo, esteja consciente de seu papel imprescindível de transformar a sociedade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rita Buzzi Rausch, PPGE FURB - PPGE UNIVILLE

Cursou Pedagogia na FURB; Especialização em Alfabetização na UNIVALI; Mestrado em Educação na FURB; Doutorado em Educação na UNICAMP e Pós-doutorado em Educação na UFSC. Atuou como alfabetizadora e coordenadora pedagógica na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Na FURB, atuou como professora e pesquisadora no Curso de Pedagogia e no PPGE; assumiu a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras em julho/2014 a julho/2018 e coordenou o PIBID Pedagogia: Alfabetização e Letramento em 2010 a 2018. Foi coordenadora da XIII ANPEd-Sul 2020-2021. Atualmente é aposentada e professora voluntária na FURB e lidera o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas - GPFORPE. Desde 02/2020 é professora visitante no PPGE da UNIVILLE e integra o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente - GETRAFOR. É integrante do NUPEDOC - Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte da UFSC, da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes; da ANPEd e da ANFOPE. Suas pesquisas abordam o desenvolvimento profissional docente, especialmente a formação inicial, inserção profissional e formação continuada de professores. É pesquisadora PQ2 do CNPq.

Mônica Maria Baruffi, FURB

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1990) e Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005). Atualmente é Docente da EAD da SOCIEDADE EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI S/S LTDA, e Professora do Governo do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo , Didática e a Formação do Professor como também Políticas Educacionais. Palestrante na área relativa a Educação envolvendo temas como Alteridade, Identidade e Formação do Professor. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Formação de professores e Práticas Educativas - GPFORPE do Programa Mestrado/Doutorado em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB - Blumenau-SC. Doutoranda em Educação na Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Juliana Pedroso Bruns, UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB

Sou poetisa, escritora e pesquisadora. Possuo publicações em diversas obras coletivas de poesias e de contos. Curso Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau - (PPGE-FURB). Sou Bolsista do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integro a linha de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Educacionais e Práticas Educativas e o Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (GPFORPE). Faço parte da Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR). Integro o Grupo de Pesquisa Leituras em Educação, Saúde, Esporte e Lazer (LESEL).Cursei Especialização em Educação pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, no qual fui bolsista pela UNIEDU (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) - 2017/2018. Cursei Licenciatura em Pedagogia, pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE (2016). Durante a graduação, fui bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no qual atuei de 2012 a 2014 no subprojeto de alfabetização e letramento na educação infantil e em 2015 na secretaria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Possuo experiência em docência desde 2012 em educação infantil e nos anos iniciais, com ênfase em alfabetização e letramento. Minhas pesquisas perpassam a formação de professores com foco na formação inicial e continuada e na alfabetização e letramento.

Downloads

Publicado

26-06-2024

Como Citar

BUZZI RAUSCH, R.; MARIA BARUFFI, M.; PEDROSO BRUNS, J. . Educação estética na formação de professores na perspectiva Freiriana. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e606865, 2024. DOI: 10.14244/198271996068. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6068. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-12
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-02-05
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-26