Discursividade das memórias na produção de políticas-práticas curriculares frente ao discurso de obsolescência da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6060

Palavras-chave:

c

Resumo

O presente artigo se insere no campo do currículo e tem como objetivo discutir questões referentes à construção de teorias em torno do campo do curricular. Assim, questionamos inicialmente a possibilidade de haver uma única teoria curricular; posteriormente fazemos uma reflexão sobre o discurso de obsolescência da escola que tem permeado os diálogos sobre educação nos últimos anos e como isto tem reverberado sobre o campo de produção de políticas curriculares, e em seguida traçamos uma discussão sobre as relações entre essas políticas e as práticas curriculares desenvolvidas por professores em suas salas de aula, compreendendo-os como produtores de currículo e não meramente executores e assim traçamos uma relação entre esta produção curricular em movimento com a construção e emergência de memórias como movimentos discursivos desses professores Dialogando com  referenciais de enfoques pós-estruturais, buscamos problematizar se há possibilidade ou não de falarmos em “uma teoria” curricular, evidenciando ainda como esses elementos se relacionam na construção de políticas curriculares que perseguem qualidade da educação. Assim, trazemos como conclusões, ainda que provisórias e abertas a outras possíveis leituras, que o pensar-praticar-pensar do professor, pode se apresentar como uma constante construção discursiva que não somente reconfigura as políticas-práticas curriculares, mas que o faz produtor de currículos.

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Biografia do Autor

Ana Priscila de Lima Araújo Azevedo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE

Doutoranda em educação contemporânea (PPGEduc- UFPE- CAA). Mestre em educação contemporânea (Universidade Federal de Pernambuco-Centro Acadêmico do Agreste). Possui Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco (UPE) - Núcleo de ensino à distância (Universidade aberta do Brasil- Pólo Santa Cruz do Capibaribe). É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco/ Centro Acadêmico do Agreste. Possui interesse de pesquisa em políticas e práticas curriculares e formação de professores.

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE

Doutora em Educação (2008) pela Universidade
Federal de Pernambuco (UFPE), é bolsista produtividade em pesquisa e atua como Professora
Associada do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Atuou
como coordenadora dos estágios supervisionados na graduação em Pedagogia e como vice-
coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc).
Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de
Educação (PPGE) da mesma Universidade.

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Publicado

14.10.2024

Como Citar

PRISCILA DE LIMA ARAÚJO AZEVEDO, Ana; ANDRADE ATAÍDE DE ALMEIDA, Lucinalva. Discursividade das memórias na produção de políticas-práticas curriculares frente ao discurso de obsolescência da escola. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6060128, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6060. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6060. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14